De acordo com o “Expresso”, as vendas dos antigos telemóveis básicos, ou telemóveis de teclas, estão a crescer sobretudo entre os jovens, devido ao aumento da consciencialização dos efeitos negativos associados ao uso excessivo dos smartphones.
As notificações constantes e o conteúdo que parece não ter fim levam, muitas vezes, a um aumento da falta de concentração, problemas de sono e de saúde mental. Por causa deste fenómeno, a Oxford University Press elegeu como palavra do ano em 2024, numa eleição em que votaram mais de 37 mil pessoas, a expressão “brain rot”, que pode ser traduzida como “podridão cerebral” e que remete para a “deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente como resultado do consumo excessivo de material (particularmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco interessante”.
Segundo a editora britânica, o uso desta expressão aumentou 230% entre 2023 e 2024, sendo frequentemente usada por jovens nas redes sociais “para descrever tanto a causa quanto o efeito deste fenómeno, referindo-se ao conteúdo de baixa qualidade e pouco valor encontrado nas redes sociais e na internet, bem como ao impacto negativo subsequente que o consumo deste tipo de conteúdo tem sobre o indivíduo ou a sociedade.”
Se sente que os smartphones têm mais efeitos negativos que positivos na sua vida, um telemóvel de teclas, que apenas serve para fazer telefonemas e enviar mensagens, pode ser uma boa opção para se conseguir desconectar do mundo online.
Preto, branco, azul, vermelho e até cor-de-rosa. A MAGG reuniu 12 alternativas de telemóveis de teclas desde os mais básicos aos dobráveis.