Seja a fazer scroll no Instagram, a ouvir música na rádio ou num simples zapping entre séries, é quase impossível fugir àquelas promoções que prometem o, aparentemente, impossível. Falamos aqui da promoção do chá que ajuda a emagrecer, do anúncio sobre o pão que não engorda ou o tratamento que promete acabar com a celulite.
Ora, tudo isto vai acabar. De acordo com o jornal britânico "The Independent", o Instagram anunciou esta quarta-feira, 17 de setembro, que vai limitar a publicação de produtos de perda de peso e de cirurgias plásticas, como forma de minimizar o impacto negativo que este tipo de promoção têm na imagem corporal. A medida aplica-se também ao Facebook, já que este tipo de publicações já que também é frequente na rede social.
"Queremos que o Instagram seja um lugar positivo para todos aqueles que o usam e esta política faz parte do nosso trabalho contínuo para reduzir a pressão que por vezes as pessoas sentem como resultado da utilização das redes sociais", refere Emma Collins, gerente das políticas públicas do Instagram, ao jornal britânico "The Guardian".
Mas esta medida tem algumas variantes: enquanto algumas publicações estão apenas limitadas a menores de 18 anos, outras serão mesmo removidas das plataformas. A eliminação aplica-se às publicações cujo conteúdo prometa efeitos "milagrosos" de produtos de perda de peso ou que estejam associados a ofertas promocionais, como é o caso dos códigos de desconto.
A decisão foi acompanhada por especialistas, de forma a "garantir que todas as etapas para restringir e remover estes conteúdos tenham um impacto positivo na comunidade de mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo", esclarece Emma Collins.
Contudo, a novidade não foi bem recebida por vários utilizadores que comentaram o anúncio no Twitter. "Isso é a medida mais estúpida que já ouvi", refere uma utilizadora e outra critica o facto de o Instagram não aplicar medidas sobre outros problemas na rede social: "Boa, mas quando é que vão corrigir a vossa política sobre o uso do Instagram por pedófilos e crianças?".
Além de haver quem diga que "são noticias fantásticas", outros aproveitam o momento para ironizar: "Como é que as solteiras vão ganhar dinheiro agora?".
Quem aplaudiu a iniciativa foi Jameela Jamil, atriz conhecida pela série "The Good Place" e ativista do positivismo do corpo: "O Instagram foi útil como plataforma para os meus protestos e petições. Eles sempre me ouviram, interessaram-se pelo que dizia e mantiveram a comunicação durante todo o processo".
“Instagram were supportive and helpful when I brought them my protests and petitions; they listened, they cared, they moved so efficiently, and communicated with us throughout the process.”
A atriz que criou o movimento "I Weigh" e expandiu-o para uma conta de Instagram onde partilha a sua mensagem, criticou várias vezes figuras públicas como Khloé Kardashian por fazer publicações de produtos para perder peso.
Acrescenta ao jornal britânico que esta é uma vitória e que está feliz pelo facto do Instagram e do Facebook se posicionarem no sentido de proteger a saúde física e mental dos utilizadores. Para a atriz e para o movimento que criou, a novidade do Instagram representa "esperança para a nossa geração, que merece respeito e proteção das celebridades e dos influenciadores que seguem".