Carecas, encaracolados, grisalhos e os tão exigidos cabelos ruivos vão finalmente ser incluídos no catálogo de emojis da Apple. A partir do final de 2018, a par da nova atualização do sistema operativo iOS, utilizadores de iPhone e iPad vão ver 70 novas figuras nas suas janelas de chat, incluindo mais animais, frutas ou vegetais.
A notícia sobre a criação de novos bonecos já tinha sido feita em fevereiro, pela Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos responsável por rever e aprovar todos os novos pedidos de emojis, que, nesta data, anunciou o aparecimento de 157 novas opções. No entanto, de forma a celebrar o Dia Mundial do Emoji, esta terça-feira, 17 de julho, a Apple disponibilizou algumas das figuras que passarão a fazer parte da opções dos utilizadores das tecnologias da marca.
Como já acontece com a cor da pele, alguns dos bonecos poderão passar a ter o cabelo num estilo diferente. Mas isto não os inclui a todos. Por exemplo, a noiva emoji mantém-se apenas com as opções atuais. Será ainda possível ver um homem e uma mulher carecas.
"Como sempre, algumas das solicitações mais feitas para novos emojis são de representação e esta atualização oferece alguns dos pedidos mais comuns. Em particular, as opções de ruivo e encaracolado provavelmente serão as mais populares", disse à CNN Jeremy Burge, o fundador do site Emojipedia e criador do World Emoji Day.
Além destas novas opções, juntar-se-ão à lista mais animais, incluindo um papagaio, um canguru, uma lagosta ou um pavão. Ao pêssego, na opção das frutas, adicionar-se-à uma manga. Nos legumes, passará a existir uma alface, por exemplo. Os mais gulosos vão poder contar com um cupcake e, os mais friorentos, com um emoji congelado (azul, com estalactites),
Nem todos os emojis aprovados pela Unicode Consortium estão na lista disponibilizada pela Apple, como é o caso do lama e do mosquito. No entanto, a gigante tecnológica avançou que estes serão incluídos na altura do lançamento.
Há um motivo para diferentes sistemas operativos terem emojis distintos. Assim que a Unicode disponibiliza as novas opções, cada marca adapta a imagem à sua própria identidade.