O mundo da contraceção feminina não é fácil. Quem opta pela pílula sabe que, com a sua eficácia, vem também uma lista assustadora de efeitos secundários – são as hormonas. E quanto às alternativas que não metem hormonas, elas estão lá, mas são demasiado intrusivas. E o bom que era poder fugir a isto tudo?

Pois bem, a Natural Cycles é a primeira aplicação contracetiva de sempre. A ideia foi da física sueca Elina Berglud que desenvolveu um algoritmo capaz de acompanhar o ciclo menstrual e de calcular o período fértil das utilizadoras.

Esta aplicação foi lançada em 2014, mas deu o salto em 2017, quando foi aprovada pela União Europeia (em fevereiro) e registada (em Portugal) pelo Infarmed (em agosto) como dispositivo médico. Agora, foi considerada um método contracetivo pela agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration).

FDA emite alerta contra alguns procedimentos de rejuvenescimento vaginal
FDA emite alerta contra alguns procedimentos de rejuvenescimento vaginal
Ver artigo

No comunicado da agência, emitido recentemente, pode ler-se que "os consumidores utilizam cada vez mais as tecnologias de saúde para tomarem decisões quotidianas" e que a a aplicação "pode ser um método de contraceção eficaz, se for usada com cuidado e de forma correta." É Terri Cornelison, diretora assistente para a saúde das mulheres no Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica, quem o diz.

Mas deixa um aviso pertinente. "Nenhum contracetivo funciona na perfeição, e mesmo uma utilização correta da aplicação pode acabar numa gravidez." E, de facto, antes de ser aprovada pela entidade, a Natural Cycles tinha sido investigada, depois de ter sido associada a algumas gravidezes indesejadas, e de ter recebido reclamações por não ser fiável.

O que a aplicação faz é monitorizar a fertilidade das utilizadoras, e o método é totalmente natural. Mas não é isso que o torna pouco rigoroso. Todos os dias, ao acordar, as mulheres devem medir a temperatura corporal basal, e registá-la na aplicação. É com base nestas leituras diárias, que o algoritmo da aplicação vai calcular o período fértil das utilizadoras, e mostrar-lhes os dias verdes, e os vermelhos.

Da pílula à acne. 7 mitos sobre a saúde feminina
Da pílula à acne. 7 mitos sobre a saúde feminina
Ver artigo

Mas não deve ser utilizado um termómetro qualquer – o mais indicado é que a temperatura seja medida com um termómetro basal, mais rigoroso do que os regulares. Ao contrário do que utilizamos para medir a febre, o termómetro basal mostra duas casas decimais, e é mais sensível a todas as alterações de temperatura.

Quanto à cor dos dias, os verdes são os seguros – podemos chamar-lhes assim. Estão fora da janela de fertilidade, e neste dias não haverá risco de engravidar. Nos dias vermelhos, a história é outra, e a melhor opção é a abstinência, ou a utilização de um método contracetivo (o preservativo).

Para avaliar a eficácia da aplicação, os estudos clínicos efetuados envolveram 15.570 mulheres, que a utilizaram durante uma média de oito meses, conforme se lê no comunicado da FDA. Quanto aos resultados, foram satisfatórios – a taxa de eficácia da Natural Cycles ficou acima dos 90% – mas há uma distinção importante a fazer, e tem a ver com o modo de utilização.

As grávidas podem comer sushi? Um médico explica tudo
As grávidas podem comer sushi? Um médico explica tudo
Ver artigo

As mulheres que fizeram uma utilização "perfeita" da aplicação, viram-na falhar em 1,8% dos casos – porque o método contracetivo adotado nos dias férteis não funcionou, ou porque um dos dias verdes era, na verdade, mais avermelhado. A utilização "típica" da aplicação foi mais falível - em 6,5%. Nestes casos, as mulheres não usaram a informação dada pela aplicação corretamente, tendo, por exemplo, relações sexuais em dias férteis.

Importa ainda saber é que a aplicação só é útil na prevenção da gravidez (não serve de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis) e que é pouco recomendada para quem tenha ciclos menstruais mais irregulares – a efetividade não é afetada, mas a imprevisibilidade do ciclo vai ser sinónimo de mais dias vermelhos. Também não deve ser utilizada em simultâneo com tratamentos hormonais que possam, por exemplo, inibir a ovulação.

A Natural Cycles está disponível para Android e iOS, e há vários tipos de assinatura: a mensal (8,99€) e a anual (64,99€), que inclui o envio grátis de um termómetro basal.