Depois de a SIC ter anunciado o fim de programas de debate futebolístico com comentadores afetos aos três grandes, a TVI seguiu-lhe os passos e pôs, esta segunda-feira, 27 de julho, um ponto final nos programas "Livre Direto" e "Prolongamento". Enquanto no primeiro o painel de comentadores era composto por José de Pina, Miguel Guedes e Telmo Correia, no segundo estavam presentes Luís Filipe Menezes, Pedro Guerra e Manuel Serrão.
Sabe-se que medida entrará em vigor já a partir de 1 de agosto, depois de terminada a final da Taça de Portugal a ser disputada entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.
A decisão da TVI em terminar os dois programas de comentário futebolístico surge no mesmo dia em que Ricardo Costa, diretor de Informação da Informação da Impresa, oficializou o final de "Play Off" e "Dia Seguinte" na SIC Notícias. No entanto, deixou a certeza de que, no futuro, haverá um novo modelo para este tipo de segmento.
Esse modelo deverá acontecer à segunda-feira e ao domingo, e ambos os programas deverão ser diferentes. A decisão tomada vem pôr fim aos programas de desporto que assentam em comentadores que representem os vários clubes de futebol portugueses, vulgarmente conhecidos como “os três grandes".
Apesar disso, o profissional do grupo Impresa já fez saber que o término do "Play Off" e do "Dia Seguinte" nada tem que ver com os comentadores, mas sim com o formato em si.
No fundo, afirma, foi criado um "ambiente de toxicidade" à volta destes programas, acrescentando que isso contribui de forma negativa para o canal. "Coloca-nos perante uma situação de que chegou a altura de terminar este tipo de programas na SIC Notícias”, explica Ricardo Costa.