Maria de Lurdes não dá a cara, mas sim a voz, para se pronunciar publicamente pela primeira vez sobre o filho Diogo, concorrente do "Big Brother 2020". O momento inédito aconteceu esta sexta-feira, 31 de julho, no "Você na TV", e a ela juntaram-se as mães das restantes concorrentes finalistas: Ana Catharina, Sandrina, Soraia, Noélia e Iury.

Com a oportunidade de falar pela primeira vez com a mãe de Diogo, Maria Botelho Moniz, apresentadora do "Extra" e prestes a substituir Manuel Luís Goucha na condução do programa das manhãs da TVI, tentou saber se o concorrente é sempre tão calmo na realidade como no programa, dando o exemplo de algumas fricções que surgiram logo no início do reality-show, em que o filho nunca perdeu a estrutura e seriedade.

De forma inesperada, Maria de Lurdes respondeu: "Ó Maria, só posso responder assim: 'Aceitem, que dói menos'", uma expressão que o filho diz frequentemente, provocando riso geral no estúdio.

Já num tom mais sério, a saúde mental foi outro dos temas trazidos para a discussão pela mãe de Diogo. Maria de Lurdes revelou que não só achou fundamental ter esse debate no programa, como ela mesma agradece por isso. "Tenho uma depressão crónica, sou muito ansiosa", revelou, acrescentando que o filho " decidiu ser tratado por um psicólogo, porque é antidrogas", recusando a toma de medicação para a sua depressão.

Crónica. Como é para um estranho viver com a pressão de ter de ser mais um normal
Crónica. Como é para um estranho viver com a pressão de ter de ser mais um normal
Ver artigo

Depois de abordados os temas mais sérios, Maria Conceição, mãe de Noélia, deixou-nos na dúvida. Quem será mais despachada: mãe ou filha?  Seja quem for que ganhe esta batalha, nas arrumações parecem ser iguais. Isto porque quando Maria Botelho Moniz referiu que tinha visto Noélia a arrumar coisas mal a festa da noite desta quinta-feira, 30 de julho, tinha acabado, Maria Conceição comentou: "Então, as coisas têm de ser arrumadas". Sobre a concorrente algarvia, manifestou ter "muito orgulho" em Noélia."Tenho uma grande filha a meu lado."

Carmen, a mãe de Soraia, e Ana Cristina, mãe de Ana Catharina, participaram na conversa através de videochamada, reforçando que têm muito orgulho nas filhas. Com uma postura calma e tranquila, tal como a filha, Carmen repetiu várias vezes que Soraia é dentro da casa o que é cá fora, e que "só absorve as experiências positivas, as negativas tenta não pensar nelas e fica resolvido".

Tal como Manuel Luís Goucha, que apresentou o "Você na TV" pela última vez antes de ir de férias, tinha anunciado no início do programa, cada mãe foi convidada a comentar um momento no decorrer do programa que as orgulhou na prestação dos filhos, e outro que as deixou mais ansiosas ou desconfortáveis,.

Como motivo de orgulho, Maria de Lurdes assinalou o momento em que o filho apoiou Ana Catharina no confessionário depois de a concorrente descobrir a morte do pai. Do outro lado do espectro, a mãe de Diogo não esquece o dia em que Pedro Soá, concorrente expulso pela produção depois de ter comportamentos agressivos, agrediu verbalmente Diogo. "És um puto, andas de unhas pintadas, mas és um peixinho", foi uma das frases ditas pelo ex-participante. Contudo, admite que ficou novamente orgulhosa e "feliz com a calma aparente" que o filho demonstrou nesse momento mais tenso.

Já Ana Cristina, mãe da participante brasileira, teve algumas dificuldade em isolar momentos. Auxiliada por Maria Botelho Moniz, Ana Cristina acabou por concordar que a gala em que a filha se recusou a votar em mulheres foi um momento digno de nota.

Outra das mães que ficou desconfortável com situações dentro da casa foi Carmen, mãe de Soraia, que não esquece um comentário mais malicioso de Sónia. "Agora não sabe o que é sexo? Esta songa monga sabe mais que a Lúcia. Tem mais quilómetros que o meu Fiat 500", disse a ex-concorrente, referindo-se a Soraia.

“BB2020″. Daniel Monteiro sobre Noélia: "Passou entre os pingos da chuva. Só agora é que está a ser aquilo que realmente é"
“BB2020″. Daniel Monteiro sobre Noélia: "Passou entre os pingos da chuva. Só agora é que está a ser aquilo que realmente é"
Ver artigo

A mãe de Noélia, Maria Conceição, também ficou indecisa. "Gostei de tudo lá dentro", disse, tal como Maria Isabel, mãe de Sandrina, considerando que a postura da filha foi "só para rir e fazer rir".

Ninguém abandonou o programa sem um apelo ao voto para a gala de domingo, à exceção da mãe de Diogo. "Só quero dizer que agradeço a Portugal e aos portugueses por estarem connosco", disse Maria de Lurdes.

A mãe de Ana Catharina defendeu que a filha devia ganhar por ter sido autêntica durante todo o percurso no "Big Brother 2020", mas também para poder realizar o sonho de ter um santuário de animais. Já a mãe de Noélia só quer que os portugueses a levem ao altar, uma referência ao casamento da filha, para o qual o prémio final seria uma ajuda financeira significativa.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.