Os filmes trazem sempre histórias interessantes para mostrar ao público e em muitos casos a inspiração para novos romances ou dramas chega através da literatura. As adaptações cinematográficas feitas às obras literárias acompanham o mundo do cinema desde há muito tempo, mas agora com a existência de plataformas de streaming muitos sucessos literários ganharam um outro espaço para apresentar as suas narrativas.

De a “Morte no Nilo”, passando por “O Tigre Branco e acabando em “Agente Oculto”, todos estes filmes existiam em forma de livro antes de passarem para o ecrã das televisões ou dos computadores. Mas há mais. A MAGG preparou uma lista de obras cinematográficas que foram desenvolvidas tendo por base a literatura.

"Morte no Nilo" – Disney+

Este filme que se estreou a 12 de fevereiro de 2022, é a continuação da história do famoso detetive belga, Hercule Poirot, escrita por Agatha Christie, num livro com o mesmo título. Neste policial, o detetive encontra-se, mais uma vez, no meio de um crime, que o leva a entrar em ação para descobrir quem foi o assassino de Linnet Ridgeway Doyle, uma rica herdeira norte-americana. Mas o mistério torna-se difícil de resolver, quando os suspeitos começam também a aparecer mortos.

Esta adaptação tem a assinatura de Michael Green e de Kenneth Branagh, que também participa no filme como Hercule Poirot, que se junta a Gal Gadot, interpretando Linnet Ridgeway, a Armie Hammer, no papel de Simon Doyle, a Emma Mackey, na personagem Jacqueline de Bellefort, e ainda Russel Brand, que dá vida a Linus Windlesham.

"Onde o Desejo se Esconde" – Netflix

O romance de Nora Roberts, “Virtude Indecente”, foi transformado numa produção cinematográfica para a plataforma de streaming Netflix, que se estreou a 13 de janeiro de 2022, recebendo o nome de “Onde o Desejo se Esconde”. A história é focada numa autora de policiais, que descobre que a irmã está morta e, com isso, tem de utilizar todos os seus conhecimentos para desvendar os motivos por detrás desta morte.

Este drama é realizado por Monika Mitchell e apresenta no seu elenco nomes como Alyssa Milano, que retrata a escritora Grace Miller, Sam Page, que dá vida ao detetive Ed Jennings, ou Emilie Ullerup, que interpreta a irmã chamada Kathleen.

"Moxie" – Netflix

Lançado na Netflix a 3 de março de 2021, “Moxie” é uma comédia dramática que se baseou no romance do mesmo título escrito por Jennifer Mathieu. Este filme conta a história de uma jovem de 16 anos que vive cansada do ambiente sexista e tóxico que se sente na sua escola. “Inspirada pelo passado rebelde da mãe e por uma confiante nova amiga, uma tímida adolescente de 16 anos publica uma ‘zine” para denunciar o sexismo que é vivido na escola”, refere a plataforma de streaming na sinopse.

“Moxie” é uma obra realizada por Amy Poehler, que conta também com a sua participação no elenco juntando-se a Hadley Robinson, Lauren Tsai, Patrick Schwarzenegger, Josephine Langford ou Marcia Gay Harden.

"O Tigre Branco" – Netflix

Tendo a Índia como pano de fundo, este romance baseado no best-seller do New York Times, de Aravind Adiga, conta a história de um homem que vive quase na miséria e consegue mudar o seu destino tornando-se num empresário de sucesso. Balram Halwai decide tornar-se motorista de um casal de milionários muito influente na Índia. Depois de se aperceber da realidade que acompanha a vida dos patrões, este homem entra no mesmo jogo e começa a fazer falcatruas para ganhar mais dinheiro. E é desta maneira que começa o seu caminho até chegar à prosperidade.

“O Tigre Branco” estreou-se a 22 de janeiro de 2021 e tem na sua ficha técnica nomes como Ramin Bahrani, no papel de realizador, Adarsh Gourav, interpretando a personagem principal Balram Halwai, Priyanka Chopra Jonas, dando vida a Pinky Shah e Rajkummar Rao, retratando Ashok Shah.

"O Ódio que Semeias" – Disney+

Esta produção cinematográfica lançada a 7 de setembro de 2018, que está agora na plataforma Disney +, é também um filme baseado numa história com o mesmo título de Angie Thomas. Este romance dá cobertura a uma adolescente negra de 16 anos que se torna na única testemunha de um disparo fatal feito por um polícia contra o seu melhor amigo Khalil.

8 séries e filmes que não pode perder na Netflix no mês de junho (com amor e ação à mistura)
8 séries e filmes que não pode perder na Netflix no mês de junho (com amor e ação à mistura)
Ver artigo

“O Ódio que Semeias” foi inspirado na luta do movimento Black Lives Metter e recebeu uma adaptação para o cinema pelas mãos de George Tillman Jr. No elenco podem ser vistos atores como Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby, KJ Apa ou Sabrina Carpenter.

"Fala-me de um Dia Perfeito" – Netflix

Esta história da Netflix, lançada a 28 de fevereiro de 2020, retrata “dois adolescentes que lidam com problemas pessoais, mas que criam uma forte ligação, enquanto embarcam numa viagem para documentar os locais mais deslumbrantes do estado de Indiana, nos Estados Unidos” refere a sinopse do filme partilhada pela plataforma de streaming.

Esta obra, que retrata temas como saúde mental ou suicídio, foi primeiramente escrita por Jennifer Niven, sendo depois adaptada para a Netflix por Brett Haley. Elle Fanning, Justice Smith, Luke Wilson, Felix Mallard ou Keegan-Michael Key são alguns dos nomes que fazem parte do elenco deste filme.

"Amor & Gelato" – Netflix

Das folhas do livro assinado por Jenna Evans Welch para os ecrãs da plataforma de streaming Netflix, pelas mãos de Brandon Camp, este romance foi também ele adaptado da literatura para o cinema. Nesta história, a jovem Lina viaja até Itália para cumprir o último desejo da sua mãe, que ela conhecesse o pai. As suas aventuras pelo país do mediterrâneo levam-na a descobrir o amor, mas também a sua paixão por gelado.

“Amor & Gelato” estreou-se a 22 de junho de 2022 e Susanna Skaggs, Saul Nanni, Tobia De Angelis ou Angelika Washington são nomes que fazem parte do elenco desta produção cinematográfica.

"Da Minha Janela" – Netflix

A história de Raquel e Ares ficou conhecida pelas palavras de Ariana Godoy, mas a 4 de fevereiro de 2022 a Netflix decidiu apostar na adaptação deste romance, dando assim vida a estas personagens. “Da Minha Janela” mostra o desenvolvimento de uma paixoneta até ao início de uma relação, que pode ser posta em causa por causa das objeções por parte das famílias.

Esta adaptação ficou encarregue do realizador Marcal Flores e contou com Clara Galle, interpretando Raquel, Julio Peña, no papel de Ares Hidalgo, Natalia Azahara, como Daniela, e Guillermo Lasheras, dando vida a Yoshi.

"Agente Oculto" – Netflix

Este thriller de ação da Netflix, que se estreou a 14 de julho de 2022, leva-nos a seguir a personagem Gentry, que é um mercenário da CIA, que recebe uma nova missão para resgatar um homem influente e a sua família das mãos de um poderoso assassino. Contudo, no meio da missão, Gentry descobre vários segredos de crimes ligados à agência de informação de segurança norte-americana, que podem incriminar os seus superiores. O mercenário torna-se desta maneira um alvo abater para que não exponha os mistérios por detrás destes crimes.

Esta trama, baseada na obra homónima escrita por Mark Greaney, foi realizada por Antthony e Joe Russo, conhecidos por serem também os responsáveis por “Capitão América” ou “Vingadores”. Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas, Regé-Jean Page, Jessica Henwick ou Billy Bob Thornton são alguns dos nomes que compõe este elenco.