A Netflix está cada vez mais a apostar em produções de cariz biográfico, quer seja com estrelas internacionais quer seja, e passando já para o outro lado do prisma, com assassinos em série — e a próxima e desconcertante produção baseada em factos reais promete ser, uma vez mais, um sucesso.

Disney apresenta nova versão da "Branca de Neve" e afinal parece que vai haver 7 anões. Veja o vídeo
Disney apresenta nova versão da "Branca de Neve" e afinal parece que vai haver 7 anões. Veja o vídeo
Ver artigo

Falamos de “Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez”, que vai chegar ao catálogo da Netflix já no próximo dia 19 de setembro - mas se é a primeira vez que está a ler estes nomes (o que claramente dá a entender que não passa assim tanto tempo no TiktTok), nós explicamos o fenómeno. 

Estes dois irmãos começaram a aparecer nas primeiras páginas dos jornais norte-americanos entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, depois de se ficar a saber que foram eles que assassinaram os pais em 1989. Na época, Lyle e Erik tinham apenas 21 e 18 anos, respetivamente, mas, pelos relatos, o crime foi “violento, sangrento e inesperado”. Ao que tudo indica, os irmãos dispararam uma dúzia de tiros de caçadeira contra os pais enquanto estes viam televisão, na mansão da família em Beverly Hills, EUA. 

O motivo deste crime tinha que ver com as alegações feitas por Lyle e Erik de que o pai abusava sexualmente dos filhos, e que a mãe, que sabia perfeitamente aquilo que se estava a passar em sua casa, decidiu ignorar, sendo cúmplice destes abusos. Na altura, os irmãos não confessaram o crime, alegando que os homicídios poderiam estar relacionados com a máfia, uma vez que o pai de ambos já se tinha envolvido com esse mundo. 

No entanto, Erik acabou por ceder e contar o sucedido ao psicólogo, mas este foi ameaçado por Lyle, em troca de silêncio. Vários meses depois, a polícia acabou por descobrir a verdade graças a uma gravação. Lyle foi detido a 8 de março de 1990, ao qual se seguiu Erik, três dias depois, e ambos foram sentenciados à prisão perpétua.

Mais de 30 anos depois do crime, este caso continua a ser um dos favoritos de todos os fãs de histórias baseadas em crimes reais - sendo que a loucura foi tanta que chegou mesmo a ser criado o movimento “Free the Menendez Brothers” em 2018 -, e é mesmo por isso que continua, ano após ano, a dar origem a novos documentários e séries. Depois de ter aparecido com um caso a ser fechado na minissérie "Law & Order True Crime", em 2017, e de ter tido o seu próprio documentário em 2022 no Canal ID, o arrepiante crime chega agora à Netflix.

Pelas mãos de Ryan Murphy e Ian Brennan, “Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez” é a segunda série que a dupla faz do franchise “Monstros” da plataforma de streaming, depois do sucesso “Dahmer”, uma produção onde todos os telespectadores ficaram a conhecer Jeffrey Dahmer, um homem que conseguiu matar 17 jovens rapazes sem levantar nunca as suspeitas da polícia - até que um rapaz conseguiu fugir. 

Os dois irmãos Menendez vão ser interpretados por Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez, sendo que também fazem parte do elenco nomes como Javier Bardem (que interpretará o pai de Erik e Lyle), Chloe Sevigny (que fará de mãe), Nathan Lane, Ari Graynor, Leslie Grossman, Dallas Roberts, Jason Butler Harner, Enrique Murciano, Michael Gladis e Drew Powell.

Algo que já foi prometido a todos os telespectadores, segundo o site “Séries do Momento”, é que esta nova produção vai explorar todas as circunstâncias dos homicídios, focando-se na investigação feita aos dois irmãos e incluindo o julgamento pelo qual Lyle e Erik tiveram de passar, onde, de um lado, alegavam que o pai abusava deles sexualmente, e, do outro, se dizia que os irmãos tinham assassinado os pais para ficarem com o seu dinheiro.