Esta terça-feira, 31 de agosto, celebram-se 24 anos desde a morte da princesa Diana. A eterna "princesa do Povo", na época já divorciada do príncipe Carlos, não resistiu a um acidente de viação em Paris, França, em agosto de 1997.
A mãe de William e Harry, cuja vida marcou a família real britânica, tinha uma personalidade muito diferente dos restantes membros da realeza, sendo, por isso mesmo, muito acarinhada pelo povo, para além de ter estado sempre muito envolvida com causas humanitárias e solidárias.
Forte vítima da imprensa britânica e dos paparazzi, e da infidelidade de Carlos, a vida da princesa foi também marcada por polémicas que conduziram ao divórcio do herdeiro da coroa. Aliás, “Spencer”, o filme de Pablo Larraín, baseado em factos reais, estreia a 5 de novembro nos cinemas norte-americanos e promete contar a história da separação dos príncipes no Natal de 1991, oficializada cinco anos depois.
No passado dia 1 de julho, data em que Diana completaria 60 anos, os filhos Harry e William inauguraram uma estátua de homenagem à sua vida e legado. A obra, encomendada por ocasião do 20.º aniversário da morte da princesa, em 2017, encontra-se no Jardin Sunken, no Palácio de Kensington.
No dia que marca o 24.º aniversário da morte de Diana, a MAGG reuniu seis documentários sobre a vida e polémicas da mãe de William e Harry.