"'Encarregados de Educação', a série que vai fazer com que os pais dos colegas do meu filho me deixem de falar de vez", podia ser a sinopse informal daquele que é o primeiro projeto de ficção a solo da guionista Susana Romana. A série ainda não tem data de estreia, mas há-de chegar à RTP2 "algures no fim do ano".

À MAGG, a autora (que tem um filho, João, de 3 anos), vai desvendando pormenores deste formato de 13 episódios que retrata as relações (nem sempre cordiais) entre pais de crianças que frequentam o 1.º ano de escolaridade. "A série é sobre um grupo de pais que têm os filhos na mesma turma do 1.º ano numa escola pública daquelas que têm bom rating e imensos esquemas para entrar. São 13 episódios, cada um com 15 minutos em tempo real, sem cortes, quase tipo mini peça de teatro, que retratam o ano letivo inteiro", explica Susana Romana.

Susana Romana: "O 'Inspetor Max' foi a minha tropa. Depois de escrever aquilo sou capaz de escrever tudo"
Susana Romana: "O 'Inspetor Max' foi a minha tropa. Depois de escrever aquilo sou capaz de escrever tudo"
Ver artigo

Produzida pelas Produções Fictícias e realizada por António Pinhão Botelho, "Encarregados de Educação" conta com Pedro Lacerda, Mafalda Lencastre, João Cabral, João Vicente, Carolina Amaral, Katrin Kaasa, Joana Manuel, Sofia Marques, Carlos Malvarez e Rita Carmaneiro no elenco.

Susana Romana
Susana Romana é a autora de "Encarregados de Educação" créditos: João Cupertino

Os protagonista da série existem por causa das crianças, mas elas nunca aparecem em cena. O seu discurso, embora audível, também não vai ser percetível para o telespectador, uma abordagem semelhante à dos professores na série de animação "Peanuts", criada por Charles M. Schulz.

O que vai ser mesmo retratado são os encontros, desencontros, amizades e tensões entre os pais dos miúdos de 6 anos, obrigados a um convívio forçado à conta das atividades escolares e intensa vida social dos seus descendentes.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.