Anos houve em que não se realizou (2002, 2013 e 2016), noutros a RTP escolheu diretamente o representante de Portugal na Eurovisão. Mas, em 57 anos de história, este será o primeiro Festival da Canção sem público. Consequências da pandemia que, ainda assim, não impediu que a 55ª edição do certame de música se realizasse.

Este sábado, 20 de fevereiro, 10 artistas atuam no palco do Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, numa emissão conduzida por Jorge Gabriel e Sónia Araújo. Inês Lopes Gonçalves estará, como vem sendo tradição desde 2017, na green room a acompanhar todas as emoções dos artistas, na contagem decrescente para o anúncio das votações.

De cada semifinal, apenas 5 canções passarão à final. O vencedor do 55º Festival da Canção vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que acontece em Roterdão, nos Países Baixos, no próximo mês de maio. A edição de 2020 foi, recorde-se, cancelada devido à pandemia da COVID-19.

Primeira semifinal

The Black Mamba "Love is on My Side"

Valéria "Na Mais Profunda Saudade"

mema. "Claro Como Água"

Nadine "Cheguei Aqui"

Miguel Marôco "Girassol"

Fábia Maia "Dia Lindo"

IRMA "Livros"

Karetus e Romeu Bairos "Saudade"

Sara Afonso "Contramão"

IAN "Mundo"

As votações, como habitualmente, são divididas entre o público e um painel de jurados que, este ano, é composto por Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto.

O júri do Festival da Canção 2021
O júri do Festival da Canção 2021 créditos: RTP

A primeira semifinal do Festival da Canção (para ver na RTP1 a partir das 21h05) contará também com a atuação de Dora que, em 1986, venceu o certame com o êxito "Não Sejas Mau para Mim".

Festival da Canção 2021. Conheça os intérpretes e as canções deste ano
Festival da Canção 2021. Conheça os intérpretes e as canções deste ano
Ver artigo

A segunda semifinal do Festival da Canção acontece no próximo sábado, 27 de fevereiro e será apresentada por José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira. A final está agendada para 6 de março e contará com a apresentação de Vasco Palmeirim e Filomena Cautela.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.