O documentário "Um Povo Sem Terra", realizado por Eliyahu Ungar-Sargon, estreou-se em 2015, mas é mais atual do que nunca. Uma semana depois dos ataques terroristas levados a cabo pelo grupo militante palestiniano Hamas em Gaza, e de Israel ter declarado guerra e dado ordem de evacuação naquela região, a RTP3 exibe este domingo, 15 de outubro, este filme documental que promete "um relato historicamente contextualizado do moderno estado de Israel, enriquecido com entrevistas de vários protagonistas de diversos espectros políticos, éticos e religiosos."

Segunda luso-israelita desaparecida foi encontrada morta na sequência de ataque do Hamas
Segunda luso-israelita desaparecida foi encontrada morta na sequência de ataque do Hamas
Ver artigo

"Um Povo sem Terra" aborda a formação do estado de Israel, no pós-Segunda Guerra Mundial, as sucessivas tentativas de um processo de paz entre israelitas e palestinianos, a solução falhada de um Estado único para os dois povos e os vários conflitos armados que, ao longo de sete décadas, resultaram em milhares de mortos, quer palestinianos, quer israelitas.

E porque a ficção também pode ajudar a compreender a realidade, a MAGG sugere três séries que ajudam a contextualizar e a compreender como é que este conflito surgiu. Recordamos que os produtos de ficção não substituem a leitura ou visionamento de livros, documentários e notícias de fontes de informação fidedignas.

 "A Lição" (RTP Play)

A 3 de outubro, a RTP2 estreava "A Lição". Quase de forma premonitória, o segundo canal da estação pública de televisão colocava no ar esta série israelita de seis episódios que retrata como o dia a dia aparentemente calmo numa escola secundária em Israel se pode transformar num conflito, espelhando a realidade fraturada daquele país (e as tensões entre judeus e árabes).

Amir, professor de 43 anos, e Lian, estudante de 17, envolvem-se numa discussão política durante uma aula. O conflito vai ultrapassar os portões da escola e tornar-se um debate nacional, impactando de forma devastadora as vidas dos protagonistas. O papel das fake news e das redes sociais na manipulação da opinião pública também está presente nesta série protagonizada por Doron Ben-David e Maya Landsman.

Os seis episódios de "A Lição" podem ser vistos de forma gratuita na RTP Play.

"Fauda" (Netflix)

As quatro temporadas da série são protagonizadas por Lior Raz, que dá vida a Doron Kavillio, comandante de uma unidade das forças especiais israelitas a operar em territórios palestinianos. Doron e a sua equipa têm como objetivo capturar Abu-Ahmed, membro do Hamas e procurado por ter matado 143 israelitas. "Fauda" (que significa "caos" em árabe) mostra também o outro lado, a vida de Abu-Ahmed e da sua família.

Antes de ser ator, Lior Riaz fez parte de uma unidade de contraterrorismo israelita e foi militar reservista durante duas décadas. É, juntamente com o jornalista Avi Issacharoff, criador de "Fauda". Issacharoff também fez parte das forças especiais do exército israelita. "Fauda" é baseada nas experiências reais vivenciadas por Riaz e Issacharoff.

"Segurança Nacional" (Disney +)

Baseada na série israelita "Prisioners of War", "Segurança Nacional" retrata, ao longo de oito temporadas, a complexa malha de intrigas, golpes e jogos de bastidores dos Estados Unidos e, em particular da CIA, em vários conflitos no Médio Oriente.

Claire Danes dá vida a Carrie Mathison, um agente da CIA com transtorno bipolar que acredita ter falhado na previsão dos atentados terroristas do 11 de setembro. Do Afeganistão ao Líbano, do Iraque ao Irão, passando pelo Paquistão até Berlim e Moscovo e, claro, nos bastidores da Casa Branca, "Segurança Nacional" mostra, embora de forma fictícia, a complexa malha de relações nem sempre transparentes entre Ocidente e Médio Oriente, e traça um retrato de um mundo pós 11 de setembro em permanente tensão.