Pela primeira vez em vários anos, o líder máximo da Igreja Católica concedeu uma entrevista a um órgão de comunicação social português. A escolha recaiu sobre a TVI / CNN Portugal e o resultado final pode ser visto "em breve", como adianta Nuno Santos.
O diretor de informação dos dois canais do grupo Media Capital revelou nas redes sociais algumas imagens do encontro entre a jornalista Maria João Avillez e o papa Francisco. "Um grande momento! A TVI e a CNN Portugal exibem em breve uma entrevista exclusiva ao Papa Francisco, realizada pela jornalista Maria João Avillez, na Cidade do Vaticano. É um documento muito relevante num tempo de transformação da Igreja. Para a equipa da TVI e da CNN, que liderei em Roma, foi uma inesquecível experiência profissional a que não é estranha a singular personalidade do Papa", descreveu Nuno Santos.
Esta é a segunda vez que o Sumo Pontífice, escolhido no conclave de 2013 e sucessor de Bento XVI, concede uma entrevista a um canal de televisão português. A primeira aconteceu em 2014, tendo sido conduzida por Henrique Cymerman.
Um dos assuntos abordados na entrevista poderá ser a polémica em torno das denúncias de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e outras figuras ligadas à Igreja Católica em Portugal, algumas das quais terão sido desvalorizadas pelo atual cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O líder da igreja católica portuguesa reuniu-se com o papa Francisco no Vaticano no início do mês de agosto, tendo-se mostrado disponível para abdicar do lugar.