A 15 de dezembro de 2013, seis jovens morreram na praia do Meco na sequência de uma alegada atividade de praxe à noite, onde os universitários foram engolidos pelas ondas. Só um sobreviveu.
A história que todos conhecemos, e que foi para tribunal sem nunca se ter provado que se tratava de uma atividade de praxe sob ordens do ex-dux João Gouveia, entretanto absolvido pelo Tribunal de Setúbal em 2021, vai agora ser contada numa nova série da OPTO, plataforma de streaming da SIC, chamada "Praxx". Estreia a 9 de setembro, com novos episódios todas as sextas-feiras.
"Seis jovens universitários partem para São João da Cruz para celebrar a sua ascensão numa prestigiada associação académica. A diversão dá lugar ao terror quando os jovens morrem afogados em circunstâncias suspeitas. Marta, irmã de uma das vítimas, está convencida de que o acidente fatal foi resultado de uma praxe levada a cabo pelo líder da associação, e único sobrevivente, Gonçalo Vilar. A obsessão de Marta coloca-a no encalço da associação que quer a todo o custo impedi-la de chegar à verdade", relata a sinopse.
A história é-nos familiar, uma vez que é semelhante à realidade, mas aqui a ficção vai mais longe, afirmando as suspeitas, adicionando drama e mudando o nome das personagens, assim como local da tragédia.
O primeiro episódio apresenta todas as personagens envolvidas na noite da tragédia — Gonçalo, Diana, Afonso, Xana, Mafalda, Mateo e Lucas — e parte logo para o momento em que o grupo de estudantes é engolido no mar, neste caso na praia da Cruz.
Conheça o elenco que vai dar vida a um dos casos mais polémicos da justiça portuguesa.