O documentário sobre a vida dos duques de Sussex, "Harry & Meghan", que deverá chegar à Netflix dia 8 de dezembro,  já está a causar controvérsia. Isto porque uma das narrativas que o documentário quer passar é o de que o casal é constantemente perseguido pelos paparazzi, e que isso influencia muita da dinâmica do casal. Só que a foto que é exibida no documentário, com uma imensidão de fotógrafos com as objetivas prontas a disparar é, afinal, uma foto falsa, no sentido em que é totalmente tirada do contexto, e não representa qualquer perseguição ao casal, avança o "Daily Mail".

A imagem usada mostra um grande grupo de paparazzi, que estaria num frenesim para conseguir fotografar o duque e da duquesa de Sussex. No entanto, este momento teve lugar num contexto completamente diferente: a cerimónia de estreia de um filme. Ou seja, neste momento, e como acontece sempre nestas ocasiões, todos os VIP presentes sabiam, de antemão, que os fotógrafos lá estariam e posaram mesmo para as fotos.

O momento em que os paparazzi parecem digladiar-se para conseguirem obter fotografias corresponde, na verdade, a uma imagem retiradas da estreia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte Dois", em Trafalgar Square, Londres. Este evento remonta a 2011 – e os duques só se conheceram em 2016.

o
créditos: Youtube

Doug Seeburg, um fotógrafo do "The Sun" que está na imagem, disse que nenhum membro da família real marcou presença nesse evento. “No trailer da Netflix está implícito que os fotógrafos, inclusive eu, estavam a tentar tirar uma foto do casal real – mas isso é um absurdo”, explica Seeburg, citado pelo "New York Post". “Para uma fotografia daquela estreia aparecer neste trailer sobre o Harry e a Meghan, parece-me uma pesquisa descuidada de imagens", continuou.

“Harry & Meghan” deverá estrear esta quinta-feira, 8 de dezembro, embora a Netflix ainda não tenha divulgado oficialmente a data. É uma série documental, repartida em seis episódios, que promete trazer a público novas revelações sobre a família real, ainda de luto pela rainha Isabel II, que morreu no passado mês de setembro.

Veja o trailer.