"The First Lady", escrita por Aaron Cooley ("Best. Worst. Weekend. Ever.") e realizada por Susanne Bier ("The Undoing"), tem como objetivo mostrar o papel das primeiras-damas norte-americanas na tomada de várias decisões políticas e, no fundo, na governação de um país, tal como a sua relação com os maridos e presidentes.
A série só estreia nos EUA em 2022 mas a revista "Entertainment Weekly" já divulgou as primeiras imagens de Viola Davis, Gillian Anderson e Michelle Pfeiffer enquanto as três primeiras-damas.
A atriz escolhida para representar Michelle Obama é Viola Davis, vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2017 pelo filme "Fences". "Sinto-me muito protetora da Michelle. É o nosso trabalho, enquanto atores, não julgar quem quer que estejamos a retratar, mas eu acabei por ficar a achá-la excelente", disse Davis à "Entertainment Weekly", sobre o papel.
Quanto a esta contratação, Jana Winograde, presidente do Showtime, revelou à CNN que “ter Viola Davis a interpretar Michelle Obama é um sonho realizado" e que não poderiam "ser mais sortudos por ter o seu talento extraordinário no lançamento da série”.
Depois de performances arrebatadoras na Netflix, em "Sex Education" (enquanto Jean Milburn) e em "The Crown" (enquanto Margaret Thatcher), e outras históricas como Dana Scully em "Ficheiros Secretos" (1993), aos 52 anos, Gillian Anderson vai encarnar Eleanor Roosevelt.
A mulher de Franklin Roosevelt, cujo mandato foi de 1933 a 1945, foi a primeira dama com o cargo mais duradouro da história. Diplomata e ativista, foi também a pioneira no seu posto a participar regularmente em conferências de imprensa, a escrever para uma coluna de um jornal diário e a apresentar um programa de rádio semanal. A produtora executiva da série, Amy Israel, comentou com a "Variety" esta adição ao elenco: “A Gillian Anderson é uma atriz incrivelmente multifacetada — é a escolha perfeita para completar este trio fortíssimo que vai encarnar os papéis destas mulheres icónicas”. Israel disse ainda que é “inspirador” trabalhar com estas atrizes, que “realmente prepararam o terreno para uma série histórica da Showtime".
Betty Ford, mulher de Gerald Ford e primeira-dama entre 1974 e 1977, será retratada por Michelle Pfeiffer. A criadora da série e vencedora de um Óscar Cathy Schulman disse à "Entertainment Weekly" que Michelle Pfeiffer "é linda e frágil e vulnerável e forte, tudo ao mesmo tempo", e que "tinha um papel avassalador para interpretar — porque houve tantas vezes em que a vida de Betty esteve fora do controlo devido à sua dependência" (referindo-se à batalha pública de Betty Ford contra o alcoolismo). Conhecida como uma das primeiras-damas mais sinceras da História, Betty Ford envolveu-se na política, comentando todas as polémicas da época (como o feminismo, o aborto, o sexo e as drogas), algo inédito até então.
Em termos de elenco, Jayme Lawson será Michelle Obama enquanto jovem, bem como Kristine Froseth no caso de Betty Ford. Lexi Underwood e Saniyya Sidney serão as filhas do casal Obama, Malia e Sasha, respetivamente. Cailee Spaeny vai retratar Anna, filha de Eleanor e Theodore Roosevelt (interpretado por Kiefer Sutherland), e Dakota Fanning será Susan, filha de Betty e Gerald Ford, por sua vez interpretado por Aaron Eckhart.
Envolvidos na produção deste drama estão, ainda, Viola Davis e o marido, Julius Tennon, Jeff Gaspin, Brad Kaplan e Andrew Wang. "The First Lady" tem estreia prevista para a primavera de 2022, no Showtime.