"Big Brother Famosos" está de volta, cerca de 20 anos depois da primeira edição. Esta quarta versão é apresentada por Cristina Ferreira, cuja carreira televisiva começou precisamente na apresentação do Extra do "Big Brother 4". Após a estreia, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI falou sobre o grupo de concorrentes.

"Ficámos mesmo muito felizes com este grupo. Achamos que é, dos últimos tempos, talvez o grupo mais forte de famosos que nós tivemos em reality", disse. Desde Bruno de Carvalho a Jardel, tratam-se de famosos que foram "muito fáceis" de convencer, como garantiu a apresentadora.

"Big Brother Famosos". Cristina Ferreira com look cheio de significado (e sapatos de 3700 euros)
"Big Brother Famosos". Cristina Ferreira com look cheio de significado (e sapatos de 3700 euros)
Ver artigo

"Estamos muito expectantes em relação àquilo que eles vão ser dentro da casa", avançou Cristina, assegurando ainda que já conversou com "qualquer um deles" sem ser em registo de "BB". "Eles sentiram que nós podemos ter aqui um grupo muito especial, e portanto quiseram participar", explica, sobre o processo de convencimento.

A entrada de concorrentes como Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting e uma figura mediática de grande destaque, vem mudar paradigmas para a apresentadora. "Antes de chegar aqui, havia pessoas que diziam que nunca na vida viam realities, mas só pela possibilidade de o Bruno de Carvalho estar lá dentro, já se sentiam com vontade de ver", garantiu, destacando a população masculina como exemplo.

BIG BROTHER FAMOSOS
BIG BROTHER FAMOSOS FOTO: RUI VALIDO / TVI créditos: TVI - RUI VALIDO

Oito anos depois da última edição com famosos, o "Big Brother VIP", Cristina Ferreira acha que "cada vez menos há preconceitos em relação a este tipo de programas". Aos concorrentes agradece "a coragem". "Porque é preciso ter coragem para entrar num formato destes sabendo que, a partir daqui, se vai tentar descobrir tudo o que é da vida deles".

Habituadas a lidar com a exposição, estas celebridades ficarão, nas próximas semanas, nas bocas do mundo. "Estão sujeitos a saírem de lá mais gostados ou menos gostados", relembra Cristina, enquanto admite que esta experiência "tira sempre um bocadinho o pé a quem entra dentro do jogo". Embora, por não serem anónimos, seja possível conhecer "mais ou menos aquilo que cada um é", é impossível prever as reações que viver com os outros concorrentes irá espoletar.

Até no primeiro dia, após as nomeações, "já houve ali gente que ficou um bocadinho torcida e capaz de começar a jogar a sério", comentou a apresentadora, possivelmente referindo-se ao comportamento de Liliana Almeida, cantora da girlsband Non-Stop, depois de ter recebido uma nomeação direta por parte do DJ Hugo Tabaco. A apresentadora desconfia que "aquela tranquilidade que se vive normalmente numa primeira semana de reality" não vai acontecer, e aposta tudo em "grandes surpresas".

Surpresas essas que podem passar pela entrada de novos concorrentes ao longo do programa. Será possível? "Esse é o mistério", foi a resposta da empresária, que não descarta a hipótese de alguém se juntar aos 13 selecionados. De momento, ainda não se sabe ao certo quando termina o formato, embora se tenha falado, durante a gala, na duração de dois meses. Também o prémio final continua por revelar, apesar de Cristina adiantar que é "mais pequenino" do que o da edição que terminou (52 mil euros).

Desistências de última hora não as houve, "e graças a Deus também conseguimos que todos entrassem", esclareceu Cristina. Até agora, a Covid-19 não impediu nenhum dos famosos de entrar — embora o cantor Jay Oliver chegue mais tarde à Casa por precaução. A intenção é a de que "todos os dias haja alguma coisa para se falar deste BB", garante a apresentadora, que não tinha nos seus planos assumir este cargo.

Goucha e Cláudio a apresentar? "Eles nunca foram possibilidade"

Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha
Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha créditos: Créditos: TVI

O "Big Brother" com anónimos, no qual Ana Barbosa saiu vencedora, terminou a 31 de dezembro, com condução da dupla Manuel Luís Goucha e Cláudio Ramos. Os apresentadores esclareceram desde cedo que iriam tirar férias após este projeto e, agora, Cristina Ferreira assume que "eles nunca foram possibilidade" para a condução do "Big Brother Famosos".

Isto porque, de acordo com a atual apresentadora, a TVI pretendia apostar na mudança. "Desde que cheguei à TVI ainda não houve uma repetição a nível de apresentação, e a nossa aposta é continuar a surpreender", disse Cristina Ferreira. De momento, é quem encabeça as galas de domingo à noite, embora nunca tenha sido um sonho seu.

"Nunca foi uma intenção minha. Nunca foi algo que eu achasse que um dia ia apresentar, não era uma ambição, de todo. Foram as circunstâncias e a própria vida e a carreira que me trouxe aqui", afirmou, garantindo que está muito feliz por ter abraçado este projeto, mesmo que não estivesse nos seus planos. Cristina Ferreira encontrava-se, até então, a apresentar "Cristina ComVida", programa de final de tarde cujo futuro será conhecido ainda esta semana, segundo a mesma.