A nova edição do "Big Brother Famosos" estreou este domingo, 27 de fevereiro, e trouxe 13 novos moradores para a casa mais vigiada do País. A gala contou apenas com a presença de Cristina Ferreira, sem a presença de comentadores. Depois da saída de Ana Garcia Martins do formato, resta saber quem vai ocupar o sofá já a partir do próximo domingo. Certezas? Apenas que será mais do que uma pessoa, algo que a apresentadora confirmou em declarações aos jornalistas na estreia da nova edição.
E, pelos vistos, não são os únicos. "O próximo domingo pode ter aqui muitas surpresas", alertou Cristina Ferreira. "Aquilo que acontece neste domingo pode não ficar por aqui, e mais não digo", insistiu, voltando a referir elementos surpresa.
Quanto à decisão de realizarem duas edições de "Big Brother Famosos", a apresentadora da TVI esclarece que a equipa procurou que estas "fossem marcadamente diferentes". "A primeira é óbvio que fica marcada pela entrada do Bruno de Carvalho, que era uma pessoa de grande impacto cá fora, e depois com tudo aquilo que aconteceu lá dentro", recordou. "Mas esta, não tendo, para já, uma figura que se possa destacar, torna o jogo muito mais interessante", acredita.
"E esse foi o nosso objetivo, que é, à partida, não sabemos no que é que isto vai dar, e acho que o público vai querer acompanhar", concluiu. A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI refere alguma hesitação por parte dos novos concorrentes em aceitarem o desafio.
"As redes sociais vieram complicar também a vontade de algumas pessoas que queriam entrar"
"Estamos numa fase — e depois de tudo o que aconteceu numa primeira edição — em que as pessoas se assustaram um bocadinho", começou por dizer. "As redes sociais vieram complicar também a vontade de algumas pessoas que queriam entrar, mas o medo do julgamento, o medo daquilo que se possa falar cá fora, leva-os, ainda para mais quando são figuras que têm algum impacto na sociedade, a pensar vinte vezes se querem entrar ou não", afirmou.
"Mas, depois, temos aquelas pessoas que imediatamente dizem 'eu sei que isto vai ser um grande desafio'. Vimos todos os outros concorrentes a dizer 'foi a experiência da minha vida'. E, quando tu ouves isto, quem é curioso, e quem tem vontade de experimentar, diz imediatamente que sim", avançou a apresentadora.
Os 13 concorrentes que acabaram por aceitar entrar no jogo "vêm de áreas muito diferentes", de acordo com o que Cristina Ferreira disse aos jornalistas. "Resolvemos dar aqui a este grupo um cunho muito diferente, um cunho muito associado também às redes sociais e à forma como hoje em dia estas têm impacto na vida de todos nós", explicou.
Segundo a apresentadora, a "pergunta inicial" desta edição é "Afinal, o que é isto de ser famoso?". "Se recuarmos há 20 anos, ser famoso era quem aparecia na revista, ou tinha uma profissão ligada à televisão", recorda, referindo que hoje o conceito de fama mudou, estando muitas vezes ligado ao número de seguidores nas redes sociais.
"Que impacto têm essas pessoas, hoje em dia, na nossa vida?", procura descobrir Cristina Ferreira, selecionando vários concorrentes que têm as chamadas "profissões da moda". "Resolvemos ir buscar várias áreas pessoas que têm impacto dentro dessas mesmas áreas e juntá-las todas", disse, visando descobrir "o que é que isto vai dar".
A apresentadora encontra-se "muito expectante" com o novo leque de celebridades "porque são pessoas muito diferentes, de idades diferentes também, com percursos de vida muito distintos. Alguns já com heranças pesadas de percursos de vida mais difíceis, e que tiveram de sobreviver e lutar pela própria vida, outros que são muito pequeninos ainda e que, portanto, sabem muito pouco", referiu.
"E, se este é o programa dos comportamentos humanos, acho que este é o grupo onde nós vamos perceber melhor essas diferenças e como é que elas se comportam", apontou a apresentadora, que não esclareceu que duração terá esta temporada do reality show da TVI.