Catarina Siqueira é uma das concorrentes da quarta edição do "Big Brother Famosos". Ainda corre a primeira semana e a atriz já está em risco de ser expulsa no próximo domingo, 9 de janeiro, após ter recebido quatro votos por parte dos colegas para esta posição. Aos 35 anos, já participou em várias novelas e peças teatrais.

Foi o papel de Anabela Capelo, na oitava temporada dos "Morangos com Açúcar", que catapultou a sua carreira. A série, onde Catarina Siqueira integrava o elenco principal, era protagonizada por David Carreira e Gabriela Barros. Anabela Capelo era uma rapariga que tinha o desejo de ser cantora e que utilizava a música como refúgio. Sofria bullying pelo aspeto físico, por estar acima do peso, mas, ao longo da série, foi aprendendo a ser confiante e a ultrapassar os complexos.

Sondagem "Big Brother Famosos". Quem quer que seja o primeiro a abandonar a Casa?
Sondagem "Big Brother Famosos". Quem quer que seja o primeiro a abandonar a Casa?
Ver artigo

Catarina Siqueira foi Anabela na série, emitida em 2010 e 2011, e também em "Morangos com Açúcar - O Filme", que estreou em 2012. Desde então, interpretou Isaura em "Doida por Ti", Dora em "Ouro Verde" e participou na quinta edição do concurso de talentos "A Tua Cara Não Me É Estranha", tudo programas da TVI. De há uns anos para cá, enveredou por uma transformação.

Em maio de 2016, foi mãe da primeira e única filha, Luz. A menina nasceu da relação de Catarina com Marco Campos, o namorado, que a pediu em casamento em 2019 no final da peça musical "Grease", cujo elenco Catarina integrava. Foi depois de ser mãe que decidiu mudar, de forma drástica, o estilo de vida. Já achava estar acima do peso, mas, com a gravidez, engordou outros 22kg.

"Para uma pessoa como eu, com o meu mísero 1,56cm, estava literalmente redonda"

Quando Luz nasceu, Catarina Siqueira pesava 84kg, de acordo com o que disse à revista "Lux", em entrevista. "Para uma pessoa como eu, com o meu mísero 1,56cm, estava literalmente redonda", afirmou. Decidiu mudar os hábitos e "fechar a boca", como explicou na mesma entrevista. Apesar de ter atingido o peso máximo até então, assegurou que "tinha excesso de peso desde os 20 anos".

Em criança, era magra e ativa, de acordo com o que revelou em entrevista à "NiT". Foi na adolescência, "uma fase tramada", que começou a "engordar desmesuradamente". A transformação que iniciou surgiu enquanto resolução para um novo ano, de 2016 para 2017. "Há quem escolha deixar de fumar, ser vegetariano ou simplesmente ser uma pessoa melhor. Eu escolhi ser uma pessoa mais saudável e mais bonita", explicou. A atriz sentia que, antes de estar "em forma", era colocada num "nicho" que lhe reduzia as oportunidades.

"Estava muito mais gorda do que eu própria me via. As fotografias do batizado da Luz assustaram-me", garantiu. As dietas que experimentava não surtiam efeito. Ao passar horas sem comer, "quando comia, as quantidades eram dignas de soldado do exército. Chegava a comer, muitas vezes, mais que o Marco (o marido)", comparou. As dietas ditas normais, como apelidou, não lhe serviam: "São para pessoas com muita paciência. Não sei esperar".

O segredo para o sucesso foi uma dieta à base de proteínas. Com o acompanhamento de profissionais da nutrição e da sua médica, conseguiu "ter resultados incríveis" em pouco tempo. Foram menos 22 quilos em apenas quatro meses. A dieta que adotou também foi útil para "adquirir hábitos de vida saudável", esclareceu. O consumo de snacks saudáveis e muita água foram fulcrais para o processo.

"Chegou uma altura em que percebi que tinha de gostar mais de mim e resolvi pedir ajuda"

Catarina Siqueira chegou a tentar adotar uma rotina saudável, por exemplo, a partir da prática de exercício físico de modo regular, mas nunca conseguiu atingir os resultados que pretendia. Foi aí que decidiu procurar ajuda e iniciar um plano de emagrecimento, que lhe permitiu vencer esta "luta antiga". "Mais do que uma dieta considero-a um modo de vida", disse em entrevista à "Selfie".

Foi do número 42 ao 36, algo que lhe trouxe confiança, "principalmente a nível profissional". "Sinto que as pessoas olham para mim com outros olhos", acredita. "Talvez esta mudança me abra mais portas e me traga mais oportunidades", espera a atriz, que confessou não se sentir bonita "há muito tempo". "Chegou uma altura em que percebi que tinha de gostar mais de mim e resolvi pedir ajuda", explicou.

Para tal, aboliu, "quase por completo", quaisquer açúcares e hidratos de carbono. "Passei a ter horas e regras. Fiz uma reeducação alimentar a fundo", esclareceu. Catarina Siqueira chegou a passar uns tempos afastada da televisão, altura em que esteve ligada a um projeto de restauração. Um dos seus trabalhos mais recentes foi a peça "Alice, o Outro Lado da História" e, neste momento, encontra-se a viver na casa mais vigiada do País.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.