Joana Sobral e Márcia Soares protagonizam mais uma discussão dentro da casa mais vigiada do País. As duas, que mantinham uma amizade até segunda-feira, 9 de outubro, desentenderam-se novamente sobre uma dinâmica feita na terça-feira, dia 10, e sobre como Márcia decidiu abordar o assunto. Joana, ao ver a empresária a falar com Francisco Vale, decide interromper a conversa e dar a sua opinião.
As discussões começaram na terça-feira, quando, numa dinâmica, Márcia pede a Francisco Monteiro para explicar o porquê de ele lhe ter atribuído a palavra “naive” (“ingénua” em português) em frente do grupo.
Joana, que não entende o comportamento da amiga, vai falar com ela e pergunta o porquê de ter pedido a Monteiro à frente do grupo e não horas antes, quando o mesmo lhe atribuiu a palavra, entre outras dúvidas com que ficou na dinâmica. Para o resto do grupo, as atitudes de Márcia desde que ficou nomeada, no domingo, eram para se aproximar do treinador e jogador de padel. A empresária acaba por lhe explicar que foi uma jogada.
A estudante, quando Francisco Monteiro e Vina a questionam na esfera sobre o assunto, explica o lado da empresária, que acaba por ser mal interpretada. Os dois concorrentes ficam a achar que Márcia tinha dito que estava a jogar com Monteiro e com os seus sentimentos. Na manhã seguinte, quando a casa começa a falar sobre Márcia e os seus comportamentos, Joana vai falar com Monteiro para lhe explicar que percebeu mal as coisas.
No entanto, Márcia vê a maioria da casa a falar sobre ela e pede ao Big Brother para que este invoque um tribunal para se conseguir defender. Quando são todos chamados sem entender o porquê, Márcia explica e Joana fica de queixo caído: não pensou que a ex-amiga a pusesse naquela situação.
Para a estudante de 21 anos, Márcia estava a explicar as coisas erradamente, defendendo-se que não tinha ido falar com as pessoas mas sim que tinha constatado os factos que a empresária lhe tinha dito na conversa depois da dinâmica. Para Joana, Márcia devia ter ido falar com ela primeiro, para se esclarecerem, e não à frente do grupo todo.
Numa conversa com Francisco Vale, na noite de quinta-feira, 12 de outubro, Joana não se contém e entra na discussão, dizendo que Márcia está a faltar à verdade. “Com amigos assim, quem precisa de inimigos”, disse a estudante à empresária, enquanto falavam sobre a dinâmica do tribunal. Joana diz ainda a Márcia para esta não fazer “cenas” como aquela, pois só enaltecem mais a sua vontade de ter jogo.
“Vais ali, expões a situação, dizes que estamos sempre a falar aos cochichos. Quando eu me sento contigo (na piscina, depois da dinâmica), tu em algum momento me disseste?”, ao qual Márcia interrompe e diz que a estudante de 21 anos já tinha ido para a conversa com as ideias todas definidas.
Joana pergunta ainda a Márcia se a empresária viu alguma imagem dela na esfera com Monteiro e Vina a falar sobre a conversa que tiveram as duas, e Márcia responde que não, mas que a viu ir para lá continuar a conversa com eles. Joana perde a paciência e volta a explicar-se.
“Mas que continuar conversa, eu não continuei conversa nenhuma! Estás a ver como estás a ser matreira?”. A estudante vai ainda mais longe e diz que Márcia a está a incriminar perante Portugal inteiro, com “mentiras que são coisas óbvias”, a falar sobre apenas ter constatado os factos quando lhe perguntaram.
A juntar-se a Márcia Soares, estão nomeados Catarina Esparteiro, Iasmin Lira, Mariana Pinto e Zé Pedro Rocha, todos em risco de serem expulsos na gala do próximo domingo, 15 de outubro. Vina Ribeiro é a líder da casa.