Tanya e Cathy formaram, em 1998, aquele que se tornaria o duo feminino mais famoso de Portugal: as TAYTI. Em 2012 separaram-se e hoje têm carreiras musicais a solo. Tanya entrou para o "Big Brother Famosos" a 27 de fevereiro. Falámos com Cathy sobre a ex-dupla, os motivos que levaram ao término e como se encontram hoje em dia.

"BB Famosos". Tanya dá a entender ter sofrido de violência doméstica. "Fizeram-me muito mal"
"BB Famosos". Tanya dá a entender ter sofrido de violência doméstica. "Fizeram-me muito mal"
Ver artigo

Atualmente, TAYTI é uma marca registada e pertence a José Félix, produtor que formou a dupla. É Cathy quem tem a autorização para representar o nome e a cantar nos espetáculos os temas que eram das TAYTI. Cathy já tinha feito um trabalho com José Félix, pelo que foi desafiada a formar uma dupla. Mais tarde, apareceu Tanya, num espetáculo, e estavam formadas as TAYTI.

Desde música pop a latina, popular a bossa nova, as duas cantoras lançaram êxitos como "Mexe O Tutu", "Dá-me Um Xoxo", "Mãos Ao Ar" e "Devora-me". Os temas chegaram a permanecer, durante semanas consecutivas, no primeiro lugar do top de vendas de discos em Portugal.

As centenas de atuações foram além das terras lusas, passando por países como os Estados Unidos da América, a Alemanha, Macau, Suíça, França e Luxemburgo. Em 2009, as TAYTI participaram no Festival da Canção com o tema "Amore Mio, Amore Mio".

Em 2012, ao fim de 14 anos, Tanya decidiu abandonar as TAYTI por já não se identificar com o projeto. Acabou por ser substituída por Inês, que também saiu ao fim de um ano. Em 2013, sobrava Cathy, que, face a estas desistências, colocou um ponto final nas TAYTI enquanto dupla, anunciado através de uma publicação no Facebook.

Big Brother Famosos
créditos: Facebook

De acordo com o que nos revelou Cathy, houve outros motivos por detrás da saída de Tanya. "Veio com a história de que não se identificava com o projeto quando, na realidade, não é bem assim", começou por dizer-nos. "Diz que não se identifica com o projeto e depois, se vais ouvir as músicas dela, não sei quais são as diferenças de um para o outro", comparou a cantora.

"Quando acabou, estava tudo bem. Entretanto, passado uns tempos, ficámos mal. Hoje não nos falamos"

"Desistiu porque era muito cansativo e não aguentava", adiantou. "Estávamos em minha casa e ela anunciou que queria acabar. Nesse ano, estava a ser preparado um espetáculo diferente, sem ser de romarias e de rua. Íamos começar a fazer salas e a apresentar o nosso outro lado, mais latino", explicou-nos, em vez do "lado mais popular".

Tanya terá rejeitado esta mudança. "Ela disse que não iria continuar, porque estava cansada. Foram 14 anos e precisava de descansar", continuou Cathy. "Nesse mesmo ano, ela casou e queria aproveitar a vida de casada", referiu. A cantora considera que seria "muito mais lógico ela contar essa versão, que era a verdadeira" em vez de "estar a dizer que não se identificava mais com o projeto".

De acordo com a "TV7Dias", que terá verificado a Conservatória de Registo Civil, Tanya é casada, desde 2015, com uma mulher, relação esta que começou quando a cantora ainda fazia parte das TAYTI. Para Cathy, este relacionamento terá impulsionado a saída da cantora da dupla.

Tanya chegou a namorar durante "uns aninhos" com Jorge Guerreiro, cantor popular que ficou em segundo lugar na passada edição do reality show. Segundo Cathy, este relacionamento aconteceu porque Tanya "nunca quis assumir" a orientação sexual. "Como é que hei-de explicar isso? Podemos chamar isso de um namoro de faz de conta, de conveniência", disse à "TV7Dias".

"Acho que tinha direito a uma satisfação dela e a um pedido de desculpas"

Ao sair das TAYTI, Tanya cumpriu os espetáculos marcados e tencionava sair após a digressão. Deixou o aviso para arranjarem outro elemento e desistiu da dupla. "Quando acabou, estava tudo bem", contou Cathy à MAGG. "Entretanto, passado uns tempos, ficámos mal. Hoje não nos falamos".

O motivo deste desfecho dever-se-á, segundo Cathy, a comentários feitos por parte de Tanya quanto a José Félix, produtor da dupla e hoje marido de Cathy. "Acho que foi muito feio o que ela fez ao nosso produtor. Andou a difamá-lo nas redes sociais", revelou a artista.

Cathy terá tido a iniciativa de ligar a Tanya para esclarecer o sucedido. "Eu queria saber porque é que ela andou a contar mentiras sobre o meu marido", justificou. Terá confrontado Tanya com mensagens que viu, mas Tanya negou tudo e desligou a chamada. "Para quem a conheceu 14 anos, acho que tinha direito a uma satisfação dela e a um pedido de desculpas", crê Cathy.

"Ele sempre foi um pai para ela, em várias situações na vida. E acho que não foi justo o que ela fez", argumentou. Depois desta "situação desnecessária, estúpida e fútil", segundo Cathy, Tanya "nunca se deu ao trabalho de dar justificação". "Acabámos por não saber se é verdade ou não".

Depois de 13 CD editados enquanto TAYTI, Tanya e Cathy enveredariam por carreiras a solo. Cathy lançou, em 2014, "Amor à Prova de Bala", o primeiro disco a solo. "O primeiro ano foi um pouco difícil. As pessoas continuaram a conhecer-me, todos os fãs continuaram a acompanhar-me e ganhei mais fãs", explicou-nos a artista.

"A nível de amizade, vai sair dali como entrou. Não vai guardar nenhuma amizade ali dentro"

Em 2015, viria o álbum "Cowgirl", mais "country com um andamento moderno". "Mudei completamente de estilo musical", disse-nos Cathy. No ano seguinte, surge "Guerreira" (2016) e, desde então, vários singles. O mais recente, "Vou Dar à Sola", vai ser estreado já este sábado (26) no programa da RTP "Aqui Portugal", e fala sobre os tempos atuais.

Além de cantora, Cathy também é mãe. Tem dois filhos: um com 17 anos e outro com 10. O mais velho já segue as pisadas da mãe na música. Toca bateria e tem uma banda. "Andaram sempre comigo na estrada", garantiu-nos a cantora. Nesta carreira a solo, "está tudo a correr bem".

Por sua vez, Tanya não regressou logo à música. Natural de Vila Franca de Xira, Tânia Margarida Santos Lima gravou, em 1996, o CD "Se fores um doce" e fez os primeiros espetáculos. Dois anos mais tarde, iniciou, com Cathy, a dupla feminina TAYTI, da qual saiu em 2012. Esteve cinco anos afastada, mas, em 2017, divulgou "Sozinha" e "Apenas Mais Uma", temas de reggaeton e kizomba.

Além de cantora, Tanya, hoje com 42 anos, ganha a vida como instrutora de fitness e personal trainer. No "Big Brother Famosos", já conseguiu mostrar estes dotes. Atualmente, encontra-se nomeada (posição que assumiu por várias vezes até à data) e, por isso, em risco de expulsão no próximo domingo (27). Cathy admite não ser "adepta deste tipo de programas" e, por isso, não os acompanhar.

Quanto à prestação da ex-colega dentro da casa mais vigiada do País, acredita que "a nível de amizade, vai sair dali como entrou. Não vai guardar nenhuma amizade ali dentro", já que "a nível de qualidades não tem muitas", é  "uma pessoa ingrata" e que "sempre pensou nela primeiro". Para Cathy, se Tanya retrata outra imagem, trata-se de jogo.  

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.