Não há como negar que o que está a dar é a água salgada — tanto que até faz parte das piscinas de hotéis, como o novo Aethos Ericeira e até do turismo rural Villa D’Aurora Country Suites, Ponte de Lima —, mas este ano há um novo motivo para trazer de volta a água doce, em especial a dos rios.

A Associação Bandeira Azul Europa (EBAE) já anunciou os galardoados com a Bandeira Azul deste ano e no que diz respeito a praias fluviais, há agora um total de três no Alentejo e uma na região centro do País. Segundo o comunicado após a atribuição das distinções, regista-se, por "mais um ano, o crescimento contínuo e seguro das praias fluviais, o que evidencia a aposta dos promotores na qualidade destas zonas balneares e das áreas envolventes".

Há cada vez mais praias fluviais a hastear a bandeira azul. Conheça todas as galardoadas este ano
Há cada vez mais praias fluviais a hastear a bandeira azul. Conheça todas as galardoadas este ano
Ver artigo

As bandeiras ainda não foram hasteadas, nem chegaram nadadores-salvadores ao areal, mas pode já começar a preparar um roteiro pelo Alentejo para visitar as praias fluviais de Bandeira Azul em junho, mal abra a época balnear, ou reservar uma estadia na Aldeia do Xisto do Mouronho, não muito longe das acolhedoras Casas da Laranjeira Brava, em Candal.

Seja para onde for, desfrute das águas calmas destas praias fluviais.

1. Praia Fluvial de Mourão

praia fluvial de mourao

Famílias, eis a praia que vão querer visitar no verão ou mesmo antes deste chegar. É que um dos primeiros pontos a destacar da praia fluvial de Mourão, próxima da Vila de Mourão, em Évora, na Barragem de Alqueva, é que tem um parque de merendas junto à praia — ligado ao areal por um passadiço de madeira —, com mesas, bancos, sombras e churrasqueiras, no fundo, tudo o que é necessário para um dia fora de casa.

Já a praia em si tem cerca de 320 metros de areal, piscina flutuante e uma plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorrega para divertir as crianças.

A época balnear este ano começa a 1 de junho e vai até 15 de outubro.

2. Praia Fluvial de Alqueva

Praia Fluvial de Alqueva
Praia Fluvial de Alqueva créditos: aquapolis

É possível que as designações “Cruzinha” e “Tapada” lhe digam alguma coisa, já que era assim que se chamava anteriormente o local onde agora fica a praia fluvial de Alqueva, em Portel. Desenvolve-se em redor de uma "baía da Albufeira de Alqueva, numa localização privilegiada para desfrutar na inexcedível paisagem de montado sobre o plano de água, com vista para a barragem", como descreve a EBAE.

A descrição entusiasma, mas só conseguirá perceber realmente o encanto da praia fluvial de Alqueva se for até lá e deixar o carro de lado enquanto anda entre a água doce e o quiosque com bebidas refrescantes. Pode seguir este ritmo de 10 de junho a 18 de setembro.

3. Praia Fluvial de Monsaraz

Praia Fluvial de Monsaraz
Praia Fluvial de Monsaraz créditos: aquapolis

A Bandeira Azul ainda não está hasteada, mas pouco falta para que isso aconteça na praia fluvial de Monsaraz, situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na Albufeira de Alqueva, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

A praia está preparada para receber centenas de visitantes, que andarão espalhados no verão entre as várias instalações que oferecem máxima diversão e refresco: ancoradouro (estrutura na costa, como se vê na imagem), parque infantil, zona de merendas, ilha ecológica, bar/restaurante e casas de banho públicas modernas.

A época balnear abre a 10 de junho e encerra a 18 de setembro.

4. Praia Fluvial da Ronqueira

Praia Fluvial da Ronqueira

Todos, mesmo todos, seja qual for a idade ou condição motora, podem ir à praia fluvial da Ronqueira, concelho de Tábua, Coimbra. É que esta praia oferece comodidades para que todas possam refrescar-se no verão: tem à disposição bengalas, um andarilho, sinaléticas em português, inglês e braille, uma área para estadia de cães guia, com bebedouros, plataforma elevatória para o acesso entre o nível da praia e do bar, cadeira anfíbia e sanitários e balneários adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

É uma lista longa, assim como serão os dias nesta praia, entre banhos na piscina e almoços no parque de merendas inserido num olival.

A época balnear vai de 13 de junho a 11 de setembro.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.