Ainda há pouco tempo andámos por Évora, numa passagem de um só dia pelo centro histórico onde descobrimos um projeto de artesanato mimoso, surpreendemo-nos com os pastéis de nata da Fábrica da Nata e fomos à bruxa. Contudo, vai precisar de mais dias para descobrir o que o Convento do Espinheiro, em Évora, tem para oferecer em setembro. É altura da vindima, mas se não é dado a experiências para pôr a mão na massa, em alternativa vai poder encostar os lábios ao copo para provar um bom vinho do Alentejo.

Antes dessa atividade que só entusiasma os adultos, já no próximo domingo, 12, há outra sugestão ideal para famílias: uma tour por Évora na companhia de Marie Hélène, a guia que vai mostrar alguns dos segredos da cidade logo pela fresquinha (porque sabemos que no Alentejo o calor não dá tréguas).

Évora Hotel. Renovado (mas pouco), tudo sobre o hotel onde bebemos vinho da cor da água
Évora Hotel. Renovado (mas pouco), tudo sobre o hotel onde bebemos vinho da cor da água
Ver artigo

Na semana seguinte, a 18 de setembro, o convite é feito àqueles que gostam de estar à mesa. Trata-se de uma prova vínica na antiga adega onde fica o restaurante tradicional Divinus. É no ambiente do restaurante tradicional, com pratos concebidos pelo chef Jorge Peças, que vai poder provar os néctares que estão preparados para si numa tertúlia com vinhos de produtor.

Convento do Espinheiro
Convento do Espinheiro créditos: divulgação

Para fechar o mês, não há um, mas dois planos para o último fim de semana de setembro. Para sábado, 25, está planeado um workshop de compotas com o chef do Divinus que depois das 16h troca os pratos sofisticados — que fazem jus à gastronomia alentejana e portuguesa — pelos doces feitos com frutas e bagas silvestres da região.

A ideia é que os participantes aprendam a fazer compotas como antigamente no Hall da Cisterna e, no fim, as levem para casa para, a cada dentada, recordarem momentos bem passados no Convento do Espinheiro. Já no domingo, 26, o programa de setembro encerra com uma proposta que assinala uma data especial: o dia Mundial do Turismo.

Neste dia junta-se um passeio por Évora, às 10 horas, com uma visita ao Convento do Espinheiro, pelas 12 horas, na qual vai ficar a conhecer o convento como ninguém depois de ouvir as explicações do historiador Francisco Bilou.

Vinhos, piscina e camas gigantes. Assim é o Convento do Espinheiro, um refúgio de história a 1h15 de Lisboa
Vinhos, piscina e camas gigantes. Assim é o Convento do Espinheiro, um refúgio de história a 1h15 de Lisboa
Ver artigo

Apesar de ainda faltar algum tempo, o melhor é fazer a reserva o quanto antes porque a lotação é limitada. As atividades estão disponíveis apenas para hóspedes, de forma gratuita, que têm a vantagem de poder usufruir de mais uma das propostas do Convento do Espinheiro: a piscina exterior.

Fica no meio do convento e está rodeada de espreguiçadeiras para apanhar a última dose de vitamina D enquanto desfruta do ambiente calmo do jardim que faz parte dos oito hectares verdejantes do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa. Há ainda uma piscina interior, com vista para os jardins do convento — espaço onde também pode usufruir da sauna e banho turco.

Uma noite para duas pessoas no Convento do Espinheiro custa desde 179€, com pequeno-almoço incluído. Pode também aproveitar a promoção para estadias longas, em que, por sete noites de estadia, paga apenas cinco: com um valor a partir de 152,14€ por noite, com direito a pequeno-almoço e prova de vinhos diária na adega, bem como acesso ao ginásio, sauna, banho turco, jacuzzi, piscina interior e exterior.

Convento do Espinheiro

Localização: Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, Évora
Reservas: +351 266 788 200/reservations@conventodoespinheiro.com

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.