Há dias em que o tempo está tão chuvoso e frio que só apetece ficar deitado na cama a dormir ou a ver filmes e séries. Para alguns, não há nada melhor do que passar horas enrolado nos lençóis enquanto vê o dia a ficar noite lá fora, e o sentimento de culpa não aparece — afinal, estava só a descansar. Mas sabia que isso tem um termo (e que até já começou a ser usado em hotéis)?
É verdade. "Hurkle-durkling" é uma palavra escocesa que transporta esse significado e que remonta ao século XIX, cuja primeira utilização terá sido no dicionário de John Jamieson, em 1808, segundo o site “Scotsman”. A tradução livre deste conceito é “estar deitado na cama ou a descansar quando se devia estar de pé”, e a palavra vem de hurkle, que significa “agachar-se” para se aquecer.
Ou seja, esta é uma prática que implica passar longos períodos de tempo deitado debaixo dos cobertores depois de acordar e ficar a ler livros, a ver televisão, a comer snacks ou outras coisas, de modo a não sair da cama todo o dia. E não, não é considerada uma atividade “preguiçosa” - atualmente, segundo a “Euronews”, é até vista como uma prática de bem estar, que pode ser a solução ideal para quem se vê sobrecarregado e ansioso com, por exemplo, o trabalho.
O termo veio de novo à ribalta, depois de dois séculos, através das redes sociais, nomeadamente do TikTok, onde vários influenciadores mostram como passam o seu dia a fazer "Hurkle-durkling" e de como é benéfico para eles. Além disso, alguns chegam mesmo a preferir fazer viagens para privilegiar o bem-estar e o descanso, e os hóteis começam a ter isso em conta, fazendo mudanças para acomodarem melhor as necessidades dessas pessoas.
Em entrevista à “Fox News”, Megan Hajduk, diretora-geral do The Williams Inn, nos EUA, revelou que este conceito “é particularmente popular nos meses de inverno”, e que o hotel já “abraçou a ideia” ao oferecer “um pacote Literary Sabbatical, que contém mini-bibliotecas com curadoria na suite.” Também Brendan Abraham, diretor-geral do Bellyard revelou que o conceito vai ao encontro dos objetivos do hotel, “um convite para abrandar o tempo e aproveitar o momento”, oferecendo aos seus clientes “terapia intravenosa no quarto e banheiras de imersão”.