Portugal tem cerca de 250 praias fluviais e este ano foram inauguradas mais. Há quem prefira as águas paradas e doces, até porque muitas delas têm água cristalina e 42 foram galardoadas com bandeira azul em 2021. A primeira a receber esse reconhecimento este ano foi a praia fluvial da Albufeira de Santa Clara, em Odemira, 15 dias depois da abertura da época balnear.
Só no Alqueva, este verão vai ficar marcado por duas novas praias fluviais em Portel, e uma já está em funcionamento desde julho, embora a inauguração apenas tenha acontecido esta quarta-feira, 4 de agosto. Denominada de praia fluvial do Alqueva, pela proximidade à aldeia, esta nova praia tem 150 metros de areal com vigilância e está também equipada com bar, balneários e casas de banho. É já a quarta praia fluvial do Alqueva e a segunda de Portel e em breve surgirá outra no concelho de Alandroal, também no distrito de Évora.
Mais a norte também há novidades, como as praias fluviais da Aldeia Ruiva, no município Proença-a-Nova, e de Barril de Alva, no concelho de Arganil, e em julho foram atribuídas oito bandeiras a praias fluviais deste mesmo município: a de praia fluvial de Côja recebeu a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível para Todos, a praia fluvial do Piódão foi galardoada com Bandeira Azul e as praias fluviais de Pomares e da Benfeita a Bandeira de Praia Acessível para Todos.
Nos próximos anos vão ainda estrear não uma, mas três praias fluviais no concelho de Ponte de Sor, em Portalegre. O fim do projeto está previsto para o "final do ano de 2023 ou início de 2024", conforme avançado pelo presidente do município, Hugo Hilário, de acordo com o jornal "Público" que cita a agência Lusa.
Para já, pode fazer uma visita às novas praias ou a uma das 250 que já existem em Portugal.