Todos os anos, desde 2008, realiza-se o Festival ART&TUR, Festival Internacional de Cinema de Turismo, com o objetivo de reconhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo. Este ano é já a XV edição, que vai acontecer entre 25 e 28 de outubro em Ourém. Até lá, são precisos candidatos e quanto mais depressa se derem a conhecer, melhor.

Isto porque aqueles que apresentarem as candidaturas até 30 de abril, têm acesso a 30% de desconto ao submeter a participação no Festival ART&TUR. Depois disso, o valor será o normal (90€ em vez de 60€ na promoção) e o prazo alongado: até 30 de junho. Há apenas um pormenor. É que os filmes candidatos ao prémio de melhor short films ou documentário de turismo têm de ter sido produzidos depois de 1 de janeiro de 2020.

O Festival ART&TUR faz parte do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), o que significa que os filmes em concurso vão estar a competir com outros que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

Já foram reveladas as 25 melhores praias para 2022 — e uma é portuguesa (mas não está no top 5)
Já foram reveladas as 25 melhores praias para 2022 — e uma é portuguesa (mas não está no top 5)
Ver artigo

A ideia é distinguir aqueles que fizeram os melhores filmes promocionais de entre seis categorias disponíveis — destinos turísticos – cidades; regiões e países; produtos turísticos – serviços de turismo; e vídeos de viagem independentes — e nos mais variados temas: artes e criatividade; música e dança; cultura e património; destinos turísticos; produtos turísticos; serviços turísticos; aventura & expedições; desporto & lazer; ambiente e ecologia; sustentabilidade em turismo; e inovação em turismo.

Posto isto, só tem de responder a algumas questões para saber se é o candidato ideal. "É realizador/produtor?; tem uma empresa na área da comunicação e/ou do audiovisual?; promove destinos turísticos?; trabalha na indústria do turismo?; tem filmes promocionais, campanhas publicitárias, documentários ou programas de televisão?". Se a resposta foi "sim" a alguma das perguntas, então trate de submeter a candidatura aos "Óscares" do cinema de turismo.

Pode consultar aqui o regulamento e inspirar-se aqui, secção na qual encontra os anteriores premiados, entre eles o segundo lugar na categoria aventura & expedições para o filme "Alentejo and Ribatejo – Caminhos de Santiago", produzido por Marta Carvalho, Pedro Beato & Danilo Warick.

A candidatura com desconto pode ser submetida até 30 de abril, depois em regime normal até 30 de junho e há mais duas datas a reter: notificações a 31 de agosto e, finalmente, o festival, de 25 e 28 de outubro em Ourém.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.