A partir do dia 9 de outubro, as capitais ibéricas vão aproximar-se com nove horas de distância de comboio. O plano que já devia ter avançado há três meses — no dia 31 de julho — avança numa segunda tentativa para encurtar a duração da viagem, bem como o número de comboios que vai precisar para se deslocar. 

Ainda assim, a viagem entre Lisboa e Madrid vai demorar mais tempo do que em 1989 — na altura com uma duração de 7 h58, no comboio direto Talgo Luís de Camões. No entanto, vai precisar apenas de três comboios, em vez de quatro: de Lisboa à capital espanhola vai demorar 8h48 e de Madrid à capital portuguesa, a deslocação vai demorar 9h30. Para além disso, de acordo com o "Eco", a linha leste terá duas viagens por dia e por sentido. 

O percurso de Lisboa a Madrid e Madrid a Lisboa

Para viajar da capital portuguesa à capital espanhola, é preciso ir até Santa Apolónia, apanhar o Intercidades, com destino ao Entroncamento. Do entroncamento vai esperar poucos minutos até apanhar outro comboio até Badajoz. Já em território espanhol parte o comboio Intercity da Renfe que demora cerca de cinco horas até à estação de Madrid-Chamartín.

Passámos um dia no comboio presidencial (e nunca mais vamos andar de Alfa sem espumante na mão)
Passámos um dia no comboio presidencial (e nunca mais vamos andar de Alfa sem espumante na mão)
Ver artigo

De Madrid a Lisboa terá de fazer o inverso, mas vai demorar uns minutos a mais. Na estação de Madrid-Chamartín vai apanhar um comboio até Badajoz. Ao chegar a Badajoz irá deslocar-se num comboio até Entroncamento. Finalizada a segunda viagem de comboio, o Intercidades irá levá-lo até Santa Apolónia. 

De quanto em quanto tempo tenho comboio? 

De acordo com o jornal "Eco", o Intercidades sai de Santa Apolónia ao 12h30 e chega ao Entroncamento pelas 13h30. Sete minutos depois, sai o comboio regional até Badajoz, com chegada pelas 17h30 (hora espanhola) a território espanhol. Já em Espanha, parte o comboio Intercity da Renfe às 17h36, com chegada pelas 22h18 a Madrid. 

Na capital espanhola para Lisboa, o comboio Intercity parte às 08h30 minutos da estação de Madrid e chega a Badajoz pelas 13h24. Dez minutos depois pode apanhar o comboio regional para o Entroncamento que chegará às 15h40. Ao chegar ao Entroncamento, vai esperar 20 minutos pelo Intercidades que chegará pelas 17 horas a Santa Apolónia. 

A ligação ibérica não vai estar disponível ao fim de semana. A automotora Allan, fabricada no inicio de 1950 e remodelada nos ano 1990, vai manter as ligações na linha leste. 

Preços

Segundo a Diretora de Comunicação da CP, Ana Portela, os preços ainda não foram divulgados. “A CP ainda não anunciou os preços, mas estará para breve”, revela à MAGG.

A partir de 2023, a viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250km/h.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.