Já sabemos que não é possível utilizar certas funcionalidades dos aparelhos eletrónicos quando andamos de avião, mas a verdade é que ainda há pessoas que se questionam do porquê de as coisas funcionarem assim.

Segundo a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e conforme pode ler na “Condé Nast Traveller”, alguns dispositivos eletrónicos, como é o caso dos telemóveis, podem interferir no funcionamento normal dos equipamentos do avião e também podem causar interferência nos auriculares dos pilotos. As ondas emitidas por estes aparelhos podem ainda ter impacto nas ferramentas de navegação, no radar do piloto e nas tecnologias que permitem evitar colisões entre aviões.

Turista+. A nova classe da Iberojet onde tem direito a lugares com mais espaço, bebidas à descrição ou fast track
Turista+. A nova classe da Iberojet onde tem direito a lugares com mais espaço, bebidas à descrição ou fast track
Ver artigo

Laura Lindsay, especialista em viagens do Skyscanner, revelou à “Condé Nast Traveller” que a maioria dos telemóveis não emite ondas assim tão potentes, mas que outros aparelhos eletrónicos, como Kindles, iPods e computadores também emitem ondas de rádio, especialmente quando estão a ser utilizados em espaços fechados e mais compactos.

Também Tamara Vallois, chefe de comunicações da Wizz Air fez declarações à revista especializada em viagens acerca deste assunto. “No ar, os nossos telemóveis ficam fora do alcance das torres telefónicas, mas continuam a enviar sinais elétricos e a tentar procurar essa conexão. Ao ativar o modo voo, esses  sinais são desativados”. Desta forma, a possibilidade de interferência com os aparelhos de comunicação do avião é menor.

A especialista afirma, ainda assim, que não é por um passageiro se esquecer de ativar o modo voo que isso significa um perigo iminente. Se todos os passageiros não tomassem essa medida, a história já poderia ser diferente, mas provavelmente a equipa de aviação conseguiria identificar essa falha, devido ao nível de ruído dos sinais enviados pelos vários dispositivos.

Por enquanto ainda não é possível fazer chamadas dentro dos aviões, mas segundo a EuroNews, os passageiros que voarem dentro do território da União Europeia vão poder fazê-lo em breve. As propostas apresentadas em 2022 pela Comissão Europeia pressupõem que num futuro próximo alguns aviões vão poder disponibilizar tecnologia 5G e que já não vai ser necessário ligar o famoso modo voo em viagens realizadas através de meio aéreo.

Grande parte dos passageiros opõe-se a esta mudança, uma vez que a viagem significa um momento de descanso ou um espaço de tempo em que podem aproveitar para se dedicar a outras atividades que no dia a dia tendem a ficar mais esquecidas, como ler ou ver um filme.