Mesmo que celebre o magusto esta quinta-feira, 11 de novembro, nada o impede repetir a festa popular num ambiente que combina com o outono. O hotel Dream Guincho, no Parque Natural – Sintra Cascais, preparou um programa para celebrar a data, com direito a castanhas e água pé.
Algo que não é possível oferecer é bom tempo, mas até nisso parece que terá sorte, uma vez que o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê para o fim de semana que se segue ao dia de São Martinho, dias cheios de sol para também neste aspeto cumprir com a tradição: o verão de São Martinho.
Quanto às temperaturas, não vão ser muito diferentes do frio que faz atualmente, o que significa que em vez de ir à piscina que é a cara do Dream Guincho, terá de recorrer à lareira da sala de estar, que aquece o corpo e a alma ao criar um ambiente bem acolhedor.
Só faltava uma manta, mas não tempo para embrulhar-se nesta porque à noite será preparado um jantar com iguarias portuguesas, servido na chamada casa de jantar, na qual os candeeiros são feitos com livros.
A noite acaba de forma especial e a manhã não podia ser diferente: terá à sua espera um pequeno-almoço (das 9h às 12h) e pode abusar nos ovos e pão com compotas, porque vai precisar de toda a energia para a caminhada até junto do mar para ver o por do sol. No regresso ao hotel, faz-se então o magusto, que segue à risca a tradição: castanhas quentinhas e água pé para animar a noite.
O programa do Dream Guincho também inclui o domingo, dia que começa com ioga às 10h mesmo para relaxar antes de enfrentar mais uma semana — até porque os próximos feriados ainda estão longe. Sendo domingo tradicionalmente um dia dedicado a pratos mais elaborados, a unidade vai preparar um cozido à portuguesa para retornar a casa em pleno, em todos os sentidos.
A campanha, válida de para os dias 12, 13 e 14 de novembro, custa 490€ para duas pessoas e 375€ para uma.