Uma novidade nunca vem só e assim é com o que está a ser planeado pelo projeto da Boutique da Cultura, criado em 2013, com sede em Carnide, Lisboa. Ao longo dos últimos anos tem promovido a cultura na cidade, incluindo através de uma Livraria Solidária, que salta agora para Avis. Na vila alentejana, com pouco mais de 4 mil habitantes, vai nascer uma nova Livraria Solidária e ainda um alojamento de turismo rural no espaço de um antigo quartel da GNR.

Apesar de ser um livro ainda fechado — ambos os espaços só abrem a 2 de abril — a MAGG foi ler nas entrelinhas para saber o que está a chegar. "Vamos replicar aquilo que é a atividade da Boutique da Cultura e, aproveitando o território de Avis, vamos abrir um novo espaço cultural, ou seja, a Boutique da Cultura Avis. Dentro desse espaço vamos ter três valências", avança à MAGG Paulo Quaresma, presidente da Boutique da Cultura.

Vão surgir todas em alturas diferentes, mas uma das primeiras será já a Livraria Solidária. "As pessoas conseguem encontrar livros a preços muito acessíveis, o preço dos nossos livros varia entre 1€ e 5€. São novos ou já lidos, nunca usamos o termo de 'livros usados', e resultam de doações de pessoas, de empresas ou de alguém a quem morreu o pai e tem uma biblioteca", explica Paulo sobre o conceito.

Aproveitando a deixa, é aqui que está também a explicação sobre o modo como surge a oportunidade de levar a nova livraria e o alojamento para Avis. É que a Boutique da Cultura reverte as receitas da venda dos livros já lidos em projetos culturais, como o que vai nascer na vila alentejana.

Casa da Moira. O refúgio alentejano onde não somos recebidos como hóspedes. Somos família
Casa da Moira. O refúgio alentejano onde não somos recebidos como hóspedes. Somos família
Ver artigo

Cumprem-se assim duas missões do projeto: a de "colocar a cultura ao serviço das pessoas e a partir da cultura promover uma cidadania ativa e o desenvolvimento local" e, no caso especifico de Avis, dar um impulso à região.

"Ninguém abre livrarias neste momento, muito menos no Alentejo e muito menos em Avis, um território que tem 4 mil habitantes e está a perder. Mas a nossa missão cultural é também não desistir dos territórios. Não somos os salvadores da pátria. O que queremos fazer é comportar o que já existe no terreno e dar-lhe alguma dinâmica", afirma Paulo Quaresma, dando como exemplo dessa ação o envio de informação turística sobre Avis numa encomenda que vá para qualquer ponto do País.

Além disso, estão também previstos alguns eventos culturais, como as atividades tertúlias, encontro de escritores e leituras de contos no espaço da livraria, integrados na rede da Estação Náutica de Avis, que promove também passeios de barco e provas de vinhos.

"Pode ir ao Alentejo dormir numa livraria"

Enquanto a tarefa da Boutique da Cultura é levar a cultura para mais um ponto do País, a sua é simplesmente usufruir dos livros acordado, na Livraria Solidária, ou em sonhos — tudo num só edifício: o antigo quartel da GNR de Avis.

"No mesmo espaço vamos ter um alojamento local em que, na prática, o que é que é diferenciador? Pode ir ao Alentejo dormir numa livraria", refere o presidente da Boutique da Cultura. O turismo rural vai situar-se por cima da livraria no antigo quartel e terá quatro quartos, decorados com motivos literários, um deles logo à entrada.

"Pensámos aqui no nome que devíamos chamar a cada quarto, se seria o nome de um autor. Mas não. Vão ser sinais de pontuação. É o quarto do ponto final, que esperemos que não seja um mau para casais, o do ponto de exclamação, ponto de interrogação e ponto e vírgula. Depois, toda a decoração tem que ver com a livraria, ou seja, as pessoas vão sentir verdadeiramente que vão dormir numa livraria", reforça Paulo.

O alojamento terá ainda uma cozinha partilhada e totalmente equipada, uma sala comum e duas casas de banho.

Quanto a preços por noite, ainda estão a ser definidos, mas sabe-se que não incluí pequeno-almoço. Contudo, as refeições não ficam de todo de parte e há vantagens através do Voucher Cultura Avis. "O hóspede pode ir comer a qualquer restaurante de Avis, fique ou não alojado no turismo rural, ou pode ficar alojado em qualquer alojamento local de Avis, e, trazendo a fatura, tem 50% de desconto nos nossos livros até ao valor do que gastou em Avis", explica o responsável pela Boutique da Cultura.

As reservas, a partir de 2 de abril, data simbólica por assinalar-se o Dia Internacional do Livro Infantil, poderão ser feitas nos próximos dias através do site do projeto e de plataformas como a Booking.