A pergunta “onde passar as férias de verão este ano?” volta para atormentar os indecisos. A escolha da cidade ou do país a visitar, por vezes, pode ser difícil, e fica ainda mais difícil quando a lista percorre todos os lugares mais cobiçados e prometedores dos seis continentes, quer sejam os mais conhecidos ou os mais publicitados nas redes sociais. No entanto, há solução.
A “Condé Nast Traveler”, famosa revista de viagens de luxo do grupo norte-americano Condé Nast (que também detém a "Vogue"), publicou esta quarta-feira, 3 de abril, alguns dos melhores lugares na Europa para visitar em pleno verão, para ajudar na decisão final, mas com um twist: a lista enumera as cidades mais sossegadas a visitar, para fugir à confusão das mais populares e mesmo assim conseguir passar umas boas e, essencialmente, calmas férias de verão.
E sim, Portugal está incluído. Logo no início da lista encontra-se Braga, a cidade do norte conhecida pela sua herança religiosa, que é considerada pela revista um “destino merecedor por si só”, apesar de estar perto do Porto. As ruas estreitas e a arquitetura, deixada como legado pelos romanos, fazem da cidade uma atração plena, para além de todos os monumentos obrigatórios a visitar.
A Sé mais antiga de Portugal, o Santuário do Bom Jesus do Monte (um dos Sacro-Montes mais antigos de toda a Europa), o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Arco da Porta Nova encontram-se todos nesta cidade, conhecida por muitos portugueses e estrangeiros como a “Cidade dos Arcebispos”, a “Roma Portuguesa”, a “Capital do Barroco” ou ainda o “Penico do Céu”, por estar constantemente a chover.
Além disso, também os Jardins de Santa Bárbara são muito famosos, graças às cores, que saltitam de flor em flor por todo o recinto. A Praça Conde de Agrolongo, com uma série de edifícios monumentais, a Torre da Mensagem, a Praça da República, a Arcada e o Largo de Santa Cruz são outras das maiores atrações da cidade.
E, claro, a gastronomia típica não pode faltar. O bacalhau à Narcisa é o mais conhecido, assumido como o prato de peixe preferido dos bracarenses, de acordo com a "Taste Braga". Também as papas de sarrabulho são um dos pratos mais famosos (no entanto, come-se mais no inverno), assim como o cabrito assado à moda de Braga e o arroz de pica no chão. De doces, nunca pode faltar à mesa o tradicional pudim abade de priscos.
Fora de Portugal, os destinos escolhidos pela “Condé Nast Traveler” são todos igualmente sossegados, para que as férias de verão sejam mais tranquilas. Entre passar uns dias nos Países Baixos ou escolher visitar a Bósnia e Herzegovina, espreite as opções.