Bem-vindo ao campo. Ou melhor: seja bem-vindo a camas feitas em barril de vinhos e secretárias de bisavô. É no coração do norte, em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, que está a Quinta do Rapozinho, um alojamento original e recentemente reconhecido com um prémio europeu de sustentabilidade do turismo.
A quinta de turismo rural foi nomeada para o prémio de Melhor Alojamento Sustentável e Original dos prémios do GrINN Awards 2022 (dedicados a promover a sustentabilidade do setor) divulgados no início de novembro no World Travel Market, em Londres, segundo escreve o jornal "O Minho".
Os alojamentos da Quinta do Rapozinho são destacados sobretudo pela sustentabilidade e preocupação com os edifícios originais. A organização realça os edifícios diferentes rodeados pela natureza, a reciclagem de materiais antigos e originais das habitações, o carregamento de carros elétricos, entre outros.
A famosa Casas dos Toneis foi elogiada pela organização dos prémio como "muito popular", devido às camas que estão dentro de barris de vinho.
Para agendar uma noite nestas seis casas pode fazê-lo no site do alojamento. Segundo a simulação da MAGG, o preço por noite em novembro começa nos 95€ e pode subir até 185€.
Da casa do antigo zelador à dos barris de vinho, sem esquecer a de palhas, espreite a totalidade das tipologias da Quinta do Rapozinho.
Veja a fotogaleria.