Na Austrália há uma ponte que desafia os visitantes de múltiplas formas. Chama-se ponte Matagarup, começou a ser construída em 2015, e atrai turistas pelas experiências de aventura, mas também pela vista 360 graus para ver o pôr do sol a 72 metros acima do rio Swan, na cidade australiana de Perth. Desde janeiro que é possível subir até ao topo, através das visitas guiadas da Matagarup Zip+Climb.
Para isso, terá de superar os 314 degraus que dão acesso ao ponto mais alto, o SkyView Deck, uma plataforma envidraçada. E aqui não há limites à aventura: faça chuva ou faça sol, os visitantes não ficam cá em baixo a lamentar-se. "As atividades da ponte acontecem em todas as condições meteorológicas. Por favor, traga roupa apropriada", pede a empresa que organiza as subidas à ponte Matagarup.
Não há altura certa para subir a ponte, mas esta tem a altura indicada para, por exemplo, um pedido de casamento, como aquele que aconteceu em fevereiro. Terry e Gail estão juntos há mais de dois anos e ele decidiu pedi-la em casamento nas alturas.
Para subir, basta ter uma roupa confortável e alguma resistência física, bem como agilidade para andar entre caminhos apertados. Vai ter de escalar, encolher-se e deslizar para poder seguir viagem. Esta tarefa é mais fácil para as crianças, que também podem fazer a subida à ponte a partir dos 8 anos.
Se até agora já está a achar tudo isto uma aventura, avisamos que vai piorar. Outra das opções da Matagarup Zip+Climb é o slide — atividade que está apenas a aguardar pela aprovação do governo australiano para poder ser retomada. Mas ainda em 2021 vai poder experimentar a nova e mais comprida linha de slide que viaja a 75 quilómetros por hora durante 400 metros. Se olhar para baixo, vai ver o rio Swan, embora o mais aconselhável (antes que não se arrependa da decisão) é apenas apreciar a vista panorâmica para a cidade de Perth.
A experiência pode ser complementada com o pôr do sol, caso preferira que seja realizada à noite — opção que também é válida para a subida guiada. À noite, a visita torna-se ainda mais especial, uma vez que as luzes da ponte acendem-se e iluminam de forma colorida a paisagem.