Portugal foi o País selecionado para o lançamento do primeiro resort do mundo para a promoção do envelhecimento saudável. Localizado na Reserva Natural do Rio Tejo, numa herdade em Benavente com cerca de 509 hectares, a 30 minutos de Lisboa, a propriedade da Life Plan Resorts vai contar com um investimento superior a mil milhões de euros.
O resort de cinco estrelas trata-se de um projeto revolucionário para viver os anos da reforma e destina-se a pessoas com mais de 55 anos, tal como salienta a comunicação do projeto. O objetivo é “promover um envelhecimento saudável com base nos pilares fundamentais da saúde do cérebro: amizade, diversão, liberdade numa comunidade com um estilo de vida ativo, uma grande escolha de comodidades, segurança financeira, com foco na saúde e bem-estar, dieta e nutrição com acesso a cuidados de saúde contínuos de qualidade”, informam em comunicado.
O resort, que vai abrir portas de forma faseada a partir de 2025, vai dispor de 1.400 acomodações para que os hóspedes tenham uma vida independente, divididas entre estúdios, apartamentos, moradias e casas geminadas. Vai contar também com vários espaços ao ar livre e com mais de 100 atividades diárias.
Ainda, vai ter um hotel para alojar os familiares dos residentes, sete restaurantes, um centro cultural e de aprendizagem, cinemas, zona de fitness e piscina interior, zona com lojas diversas, jardins orgânicos, mercado, salão de cabeleireiro e manicure, correios, banco, agência de viagens e também hotel e spa para animais de estimação.
Haverá dois campos de golfe, sendo que o principal terá 18 buracos e o campo executivo terá nove, ambos complementados com um clubhouse, uma academia de golfe, um restaurante com estilo desportivo com uma pista de bowling e um driving range iluminado.
O resort terá também uma grande variedade de serviços de saúde integrados, consultórios médicos no local, medicina concierge personalizada, telemetria, cuidados ao domicílio, reabilitação, vida assistida e 260 camas de cuidados continuados. Além disso, terá o brain vitality gym, que será uma área focada em promover a boa condição cerebral e dos cuidados cognitivos.
O Life Plan Resorts vai ter ainda uma escola de cuidadores e um espaço destinado ao alojamento de 300 funcionários. “Queremos que este resort seja uma celebração da vida, com amizades, diversão, várias escolhas e acesso a cuidados de saúde de qualidade”, afirmou Jack Shevel, o fundador.
Como Portugal é o melhor País da Europa e o segundo melhor País do mundo para gozar a reforma, Jack Shevel percebeu o seu potencial para se tornar a “Flórida da Europa” para reformados, devido ao clima, à qualidade de vida, à gastronomia, ao custo de vida e à segurança.
Quanto aos preços, "estima-se que o preço do 'life lease' (compra de um direito vitalício para garantir a segurança de posse para toda a vida da unidade escolhida) varie entre 450 000€ e 1 250 000€, consoante o tamanho e localização da respetiva unidade", conforme avança fonte oficial em comunicado. "Relativamente aos serviços mensais, a Life Plan Resorts oferece serviços como internet, TV, todos os serviços públicos, reparações, manutenção e limpeza semanal, cujas mensalidades variam conforme a unidade escolhida", acrescentam.