Portugal pode não ficar em primeiro lugar nas listas que levam o País às bocas do mundo, mas que estejamos nelas já é uma forma de reconhecimento. Entrámos recentemente no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, com o Belcanto, em Lisboa, do chef José Avillez, na 46.ª posição, e agora estamos na 22.ª posição da lista com as 30 atrações naturais mais populares da Europa.
O ranking foi elaborado pela Musement, com base no número de avaliações do Google de mais de 3.800 atrações ao ar livre em todos os países europeus e foi assim que Portugal ficou apurado para a lista com as 30 atrações naturais mais belas e famosas no continente europeu.
São elas o Cabo da Roca, em Sintra (22.º lugar e avaliação de 4,7), o Parque Natural Sintra-Cascais (27.º lugar e avaliação de 4,7) e o Parque Eduardo VII, em Lisboa (28.º lugar e avaliação de 4,6).
Já Espanha, aqui ao lado, conseguiu quatro lugares na lista, um deles especial: o 1.º lugar, com o Parque do Retiro a ser considerada a atração natural mais popular da Europa, com uma avaliação total de 4.8. Trata-se de um espaço verde com 125 hectares no coração de Madrid, que é Património Mundial da UNESCO desde 2021, e onde é possível fazer passeios de barco a remo, admirar o Palácio de Cristal ou vaguear pelo jardim Rosaleda.
O 2.º lugar também foi para Espanha, com o Parque Güell a ser destacado no pódio. Perdeu o bronze para o Reino Unido, cujo Hyde Park, com 142 hectares, tem conquistado os turistas que elevaram a posição do parque neste ranking.
O ranking inclui ainda atrações de países como a França, Áustria, Itália e Holanda, que deve colocar no roteiro das próximas viagens pela Europa. Pode ver a lista completa aqui.