É inaugurada esta quarta-feira, 19 de maio, uma das piscinas mais entusiasmantes do mundo. Fica em Londres, no Reino Unido, e é a primeira piscina suspensa entre dois edifícios de habitação de dez andares, os Embassy Gardens Legacy Buildings, a 35 metros acima do solo. A inauguração tem sido adiada devido à pandemia, mas vem bem a tempo do verão e dos aventureiros (e sortudos) que vão poder mergulhar na piscina transparente, como se estivessem a flutuar a metros de altitude.
Dizemos sortudos, porque apenas os moradores dos apartamentos vão poder usufruir da Sky Pool. Contudo, nada o impede de investir numa destas habitações, que custam em média 900 mil libras (mais de um milhão de euros). Se não conseguir fazer esta compra milionária, pode simplesmente admirar esta obra em acrílico, com estruturas de aço.
Já a ideia arrojada de instalar uma piscina entre dois edifícios da Embassy Gardens Legacy Buildings foi dos arquitetos da empresa Arup Associates, que estão familiarizados com grandes projeto, como é o caso da Ópera de Sydney, na Austrália, da qual são responsáveis.
Apesar da robustez, é difícil não pensar como é que a piscina com cerca de 375 toneladas de água não quebra. O segredo está em confiar na empresa que a fez e em nadar entre os 25 metros de comprimento sem abrir os olhos debaixo de água — a não ser que seja um verdadeiro destemido.
A piscina é apenas uma das atrações do empreendimento, que contará também com bares, restaurantes e lojas.