Foi lançada há um mês uma nova plataforma que irá facilitar em muito a vida dos turistas. Chama-se Swingo e disponibiliza tours únicos e personalizados por Portugal continental a cada visitante. A MAGG falou com um dos criadores desta nova ferramenta de modo a entender todo o seu potencial.
A Swingo foi criada pela start-up Avenidas, por sua vez fundada em 2016 por Manuel Reis e Bento Louro (à qual se juntou Bernardo Ribeiro da Cunha). O que começou com um carro dedicado ao serviço Uber traduziu-se, ao fim destes anos, em 300 motoristas e estafetas e 120 viaturas, sendo que "mais de metade já é elétrica", assim como Manuel Reis disse à MAGG.
Começaram por lançar um serviço para transporte particular de passageiros (como levar crianças à escola). "Mais à frente, investimos no turismo. Percebi que tínhamos motoristas com capacidades linguísticas e interesse pela cultura e história do País que podiam ser adaptados e formados para fazer esse tipo de serviços", adianta o CEO da Avenidas.
Depois de realizarem serviços como transferes no aeroporto ou tours privadas e experiências, começaram "a contratar pessoas com experiência de longa data". Após a pandemia, precisaram de se reinventar e focaram-se em entregas para a restauração e de e-commerce.
Como "o nome 'Avenidas' não é o ideal para o público estrangeiro" e uma vez que não era "uma marca que consiga dizer a esse público" o que fazia relativamente ao turismo, nasceu a Swingo, para terem "um posicionamento concreto". "Com o objetivo de as pessoas perceberem que podem vir ter connosco para um serviço diferente e à medida daquilo que querem e não apenas algo já tabulado", acrescenta Manuel Reis.
Desde tours privadas a itinerários personalizados, esta plataforma, disponível online, oferece a ferramenta "Build Your Tour", que permite ao cliente "ver os sítios e monumentos que pode escolher visitar e arrastá-los para criar um itinerário próprio, que se adapta, com a ajuda do sistema, ao tempo de viagem intermédio". Trata-se de uma rota personalizada à medida de cada um.
Basta indicarem quantas pessoas participarão nesta tour única e em que data, onde e a que horas querem ser apanhadas e deixadas pelos motoristas da empresa. "Temos uma fórmula que adapta os quilómetros estimados para a rota e o tempo do dia. É dinâmico e, se uma pessoa fizer uma rota maior, o valor por quilómetro também desce", garante Manuel Reis.
O preço base é de cerca de 1€ por quilómetro, sendo que "também varia consoante os carros", com "preços mais altos para grupos maiores", pois têm de utilizar carrinhas de sete e nove lugares. O pagamento é feito por antecipação, quando criada a rota ou proposto o itinerário.
Os clientes também "podem escrever o que pretendem, de forma mais abrangente" e, com o auxílio de uma equipa, terão, num máximo de 24 horas, um roteiro "de acordo com essas pretensões". Esta modalidade ("Shall We Swingo?") é adequada ao "cliente que não sabe o que seria recomendado visitar", assim como um dos responsáveis pelo projeto afirmou à MAGG.
A Swingo ainda está a sofrer alguns ajustes, mas já está disponível, sendo que já foram efetuadas várias tours. De momento, a empresa encontra-se a a trabalhar em campanhas de marketing digital, sendo o TripAdvisor, site de viagens repleto de conteúdos relacionados ao turismo, um dos maiores aliados.
Com a premissa "Travel Your Way", esta nova marca que se adapta às necessidades e interesses de cada indivíduo ou grupo distingue-se das restantes ofertas de tours por permitir que o visitante decida o que quer visitar e quando, bem como o valor que pretende gastar. "Não existe um visitante padrão e, por isso, acreditamos que não deveria existir uma experiência padrão", justifica Manuel Reis.