Quem visita a ilha da Madeira raras vezes precisa de andar com casacos atrás (até mesmo em outubro, como pudemos comprovar), mas há um sítio onde a pequena brisa da noite é imediatamente combatida. Falamos dos jardins do restaurante Terreiro, pertencente ao hotel Savoy Palace, no Funchal, onde de quinta-feira a sábado decorrem os jantares Terreiro Fire Pit.
É uma forma diferente de espetáculo, cuja banda sonora são as labaredas do fogo, os focos de luz são feitos pelo do pôr do sol e depois pelas estrelas e o protagonista é um chef da Savoy Signature que vai preparar ao vivo e ao ar livre produtos gastronómicos no fogo.
Como já deu para perceber, as chamas são o ponto central destes jantares, daí chamarem-se Terreiro Fire Pit, e é à volta da fogueira que os 20 participantes, que podem fazer parte de cada experiência gastronómica semanal, vão juntar-se para partilhar histórias num ambiente que fica completo com os jardins românticos do restaurante.
O jantar inclui a refeição preparada no fogo — no qual até o pão ganha outro sabor — e a acompanhar os pratos de chef estão as sangrias e vinhos da casa, que é também a de quem visitar o Savoy Palace nestas noites especiais, que começam sempre com uma poncha a iniciar a refeição.
Os jantares Terreiro Fire Pit, com entrada couvert, entradas, pratos de peixe e de carne e sobremesa, são servidos todas as quintas-feiras, sextas-feiras e sábados às 20 horas e têm um custo de 55€ por pessoa.
Para prolongar o jantar e ficar a dormir no hotel, a estadia custa desde 360€ por noite para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído.