Que a Herdade da Matinha é um pequeno paraíso da Costa Vicentina, bem perto de Vila Nova de Milfontes, já não é propriamente um segredo. O que pode ainda não saber é que este maravilhoso turismo rural está mais do que preparado para receber hóspedes em todas as situações e mais algumas, desde casais em busca de uma escapadinha romântica, grupos de amigos prontos para surfar as ondas do mar, e famílias, que agora não só têm um edifício a pensar nas suas necessidades, como uma piscina própria para que os miúdos estejam mais do que à vontade para aproveitar, e sem que os pais tenham de olhar à volta de cinco em cinco minutos para garantir que não molharam os outros hóspedes.
Falamos da The Family Farmhouse, um celeiro modificado especialmente concebido para receber famílias, e que se veio juntar a outras unidades da Herdade da Matinha — como a The Old House, a casa original que conta com sala e cozinha e cujos quartos têm acesso direto à piscina original do hotel; o The Surf Lodge, feito a pensar na comunidade surfista, com um alpendre onde se podem deixar pranchas e bicicletas, e que também recebe animais; e o The Rose Club, um edifício exclusivo para adultos, um tipo de alojamento mais luxuoso e com piscina privada.
Mas regressando ao celeiro mais luxuoso de todos os tempos, a The Family Farmhouse conta com 16 quartos, todos eles com um pequeno terraço privado para que os miúdos possam brincar ou onde os pais podem beber um copo de vinho quando as crianças já estiverem a dormir.
No entanto, qual é a grande mais valia deste setor dedicado às famílias? Os quartos comunicantes. Todos os 16 quartos têm uma espécie de quarto espelho (resultando assim em oito espaços, se todos estiverem ligados), que permite a pais e filhos estarem em segurança, mas com a devida privacidade quando os mais pequenos estiverem a descansar.
Os quartos deste family barn são decorados ao detalhe, com itens que só apetece meter na mala e trazer para casa — mas não o fizemos, calma —, mas aquilo que conquistou o nosso coração na visita à Herdade da Matinha, e é digno de partilhas no Pinterest, é a forma como as casas de banho estão organizadas.
Numa tentativa de aliar o espaço existente da estrutura antiga com um design moderno, e aproveitando todo o espaço possível para que os quartos continuem amplos, a casa de banho está dividida e existe mesmo dentro do quarto, sem qualquer separação. Mas calma, que não há sanitas junto à cama: enquanto de um lado, o espaço reservado às necessidades fisiológicas está numa pequena cabine de portas envidraçadas (foscas), o duche fica imediatamente do lado oposto, numa cabine semelhante, e cujos detalhes misturam elementos de design industrial com outros mais clássicos.
Já o lavatório e um espelho XXL que permite maquilhagens ao detalhe, fica aberto dentro do quarto, e acreditem: a ideia resulta mesmo, e é das mais inteligentes em termos de aproveitamento de espaço que já vimos.
À saída do celeiro, a cereja no topo do bolo, que é como quem diz, uma ampla piscina mesmo em frente, sem que tenha de andar pela unidade com os miúdos atrás (embora ninguém o impeça de visitar em família a piscina original da herdade; já a do Rose Club é exclusiva para adultos).
Há muito para fazer na Herdade da Matinha —e ficar em Paz é uma ótima ideia
Se vai à Matinha em família, e para além dos mergulhos na piscina, pode aproveitar para ver e alimentar os animais da quinta, caminhar por toda a herdade, andar de bicicleta ou até desfrutar de um piquenique com os miúdos (mediante marcação prévia, o hotel trata de tudo e prepara-lhe um cesto cheio de delícias e todos os utensílios que precisa, incluindo a toalha para estender no local que escolher ou nas várias mesas ao ar livre espalhadas pela propriedade).
No entanto, caso tenha uma folga da criançada, pode tirar proveito ao máximo do Paz Wellness, a proposta de bem-estar da unidade.
Não se trata de um spa, mas sim de um espaço para as necessidades da alma. Com aulas, terapias e massagens, uma das propostas da Herdade da Matinha são as aulas de ioga — individuais ou em grupo, mediante marcação — que lhe permitem equilibrar corpo e mente. Vá, e termine com uma bela massagem (também por marcação), que bem sabemos que o stresse do dia a dia causa as suas mossas.
Já no que diz respeito a comida, o Mesa, o restaurante da unidade de turismo rural, é uma espécie de tudo em um: de manhã, é o local onde são servidos os pequenos-almoços, durante o dia dá apoio com snacks e refeições mais leves, e à noite toda a envolvência se transforma para dar lugar a um ambiente mais requintado, com um menu com opções de carne, peixe e vegetariana que muda diariamente. Ah, e claro está, que tem de regar com um belo vinho alentejano.
Em junho, a estadia de uma noite num quarto na The Family Farmhouse (deluxe) para dois adultos e uma criança começa a partir dos 193€, com pequeno-almoço. O valor sobe para 263€ com meia-pensão.