Falta menos de um mês para o dia dos Namorados e começam os programas para assinalar a data. Um deles implica voar até aos Açores, já no da marca de vinhos José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, e da Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, nem tem de sair do território continental. Durante o mês de fevereiro, ambas as adegas vão ter visitas guiadas com prova de vinhos harmonizada.
Esqueça as harmonizações com ingredientes colocados a pinça nos pratos de menus de degustação, porque esta harmonização é diferente: são os chocolates que acompanham os vinhos de cada um dos produtores.
No caso do programa que acontece na Casa Museu José Maria da Fonseca, tudo começa com uma visita guiada a três antigas adegas — a Adega da Mata, a Adega dos Teares Novos e a Adega dos Teares Velhos —, famosas por nomes como Periquita ou Moscatel de Setúbal, e segue-se ainda um passeio pelos jardins românticos da casa museu.
Já no Alentejo, a visita à Adega José de Sousa percorre as duas adegas da marca, a Adega Moderna e a Adega dos Potes, que diferem entre si pelo modo de produção de vinho — um mais inovador e outro tradicional, respetivamente.
Em qualquer um dos programas vai ficar a conhecer como se fazem alguns dos néctares mais célebres e especiais de Portugal, como é o caso dos vinhos conservados em talhas de barro na Adega dos Potes, e prová-los no final na companhia de chocolates artesanais selecionados para o doce momento.
De 1 a 28 de fevereiro, os apaixonados que quiserem celebrar o dia dos Namorados de uma forma diferente vão ter direito às visitas, a prova de dois vinhos, bem como aos chocolates. Está também incluída uma garrafa de vinho tinto com uma mensagem a propósito do dia dos Namorados para que, quando a abrirem numa refeição, seja em março ou em dezembro, se lembrem de que o amor é como o vinho: estagia para amadurecer os sabores e torná-los ainda mais especiais.
O programa, na Casa Museu José Maria da Fonseca ou na Adega José de Sousa, custa 35€ por casal.