Ajudam a perder peso, têm benefícios para a saúde e, muito provavelmente, alguns deles já fazem parte da sua alimentação. Se não sabe de que estamos a falar, então provavelmente nunca ouviu falar de alimentos termogénicos, que ajudam a acelerar o metabolismo e, quando combinados com uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico, podem ajudar a emagrecer.

Os alimentos termogénicos são conhecidos pela sua capacidade de gerar um grande gasto de energia durante o processo de digestão. Isto acontece devido a algumas substâncias presentes nestes alimentos que provocam o aumento da temperatura corporal, a aceleração do metabolismo e, por consequentemente, a queima de gorduras.

Além destes processos, os alimentos termogénicos têm ainda a capacidade de, pelas suas características, melhorarem a circulação sanguínea, estimular a digestão e ajudam a eliminar os gases.

Apesar de todos estes benefícios, importa referir que o simples facto de consumir estes alimentos não fará com que perca peso imediatamente. O seu consumo deve estar também associado a um estilo de vida saudável e equilibrado. Isto significa que, além de ter uma alimentação rica em alimentos nutritivos, deve também praticar exercício físico regularmente e beber uma água capaz de equilibrar os minerais e o pH do organismo, como é o caso da água VOA.

Por outro lado, é importante perceber que, em alguns casos em particular, o consumo destes alimentos não é recomendado. Pessoas que sofram de patologias como o hipertiroidismo, hipertensão, enxaqueca crónica, doenças de coração, úlceras ou alergias devem evitar os alimentos termogénicos, já que podem agravar alguns dos sintomas provocados por estas doenças. Contudo, e caso os queira incluir na sua alimentação, pode sempre fazer uma avaliação junto de um especialista na área da nutrição.

5 alimentos termogénicos e como influenciam a perda de peso

Pimenta Vermelha

Esta pimenta contém capsaicina, uma substância que potencia a quebra de gorduras pelo organismo. Segundo algumas investigações, ao consumir cerca de três gramas desta pimenta por dia, verifica-se um aumento de cerca de 20% na atividade do organismo. Esta pimenta pode ser utilizada como tempero em diversas receitas.

Gengibre

Conhecido pelos seus diversos benefícios nutricionais, o gengibre pode levar o organismo a gastar até 10% mais calorias. Pode ser utilizado como tempero para vários pratos ou adicioná-lo a sumos naturais e smoothies. Se preferir, também é possível consumir esta raiz em forma de chá. Não deve, contudo, exceder as duas fatias pequenas por dia.

Canela

A canela potencia o funcionamento do metabolismo basal, o que promover o gasto de energia e, por consequência, a queimar gorduras. As suas propriedades anti-inflamatórias fazem ainda com que seja um bom aliado para quem sofre de problemas de pele ou outras patologias. Pode ser consumida em pó ou fazer um chá com pau de canela.

Chá verde

Rico em catequina e cafeína, o chá verde faz com que o organismo vá retirar energia às reservas de gordura do corpo. Este processo leva à queima de calorias em excesso e, por consequência, à perda de peso. Por outro lado, combate também a retenção de líquidos e a ação dos radicais livros, responsáveis pelo envelhecimento.

Apesar de estes cinco alimentos terem influencia no organismo e na perda de peso, há um outro que não deve faltar na sua alimentação: a água. No entanto, deve saber escolher a melhor água para o seu organismo, uma água que, além de manter os níveis de hidratação, ajude a equilibrar o pH do corpo, ao mesmo tempo que reponha os minerais essenciais como é o caso do magnésio, essencial ao bom funcionamento do organismo.

Tudo isto é possível com a água VOA, uma água purificada, mineralizada e alcalina, que pode ter em sua casa com um único equipamento. Os sistemas de filtração VOA são ligados diretamente à rede de águas de sua casa e, através de um sistema de nanofiltração, limpam todas as impurezas e químicos prejudiciais da água, ao mesmo tempo que a mineraliza e tornam alcalina.

Pode ter um equipamento da VOA em sua casa a partir de 1€ por dia. Saiba como através do site.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.