Quem deitou as cascas de ovo para o lixo sem pensar duas vezes que atire a primeira pedra. Omeletes, ovos estrelados, bolos e batidos, quando pensamos em ovos pensamos no seu interior – a gema e a clara. Mas e se as vitaminas não ficarem só por aí? De acordo com o site Coffee Affection, as cascas do ovo podem ser um ótimo aliado do café, sobretudo se for fã desta bebida preparada de forma mais intensa.

O blogue – que explica tudo aquilo que deve saber sobre o café – revela que os sabores ácidos do café podem ser atenuados pela casca de ovo, que tem um elevado teor de cálcio. Neste caso, se ainda usa (ou tem guardada) a sua cafeteira pode fazer um café, à moda antiga, amigo da saúde: basta juntar pequenas cascas ao café moído. 

Alerta, viciados. Há uma máquina portátil para fazer café enquanto vai de viagem
Alerta, viciados. Há uma máquina portátil para fazer café enquanto vai de viagem
Ver artigo

Este forte teor de cálcio, em quantidades moderadas, vai ajudar o organismo. Para aproveitar a vitamina das cascas de ovo, basta reduzi-las a pó e adicioná-la aos bolos e batidos – ou noutras receitas que levem este ingrediente. No entanto, a Healthline alerta para a importância de ferver as cascas antes de as usar, uma vez que pode conter algumas bactérias. Em alternativa, também pode usar vinagre para limpar as cascas, antes de as cozinhar.

Se tem uma pequena horta em casa, ou plantas decorativas, reaproveitar as cascas de ovo também pode ser um ganho. Uma casca de ovo contém cerca de dois gramas de cálcio e também pode servir de adubo para as plantas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.