Quer mudar a sua relação com a comida em 2023? Nada melhor que fazê-lo com a mentoria de quem sabe o que faz, com um conjunto de aulas gratuitas do programa +Que Nutrição, um formato da nutricionista Isabel Pedroso Silva, certificada em comportamento alimentar, microbiota e saúde gastrointestinal.
“Comecei este formato na altura do confinamento e o feedback tem sido muito positivo”, explica a nutricionista, em comunicado. "Eu própria sofri, em adolescente, de um distúrbio alimentar, chamado ortorexia", completa, em conversa com a MAGG. Este distúrbio, que se define como uma obsessão por ingerir apenas alimentos considerados saudáveis, acabou por mudar completamente a sua "forma de atuar em consulta".
Por isso mesmo, não comece já a pensar que vai ter de, como se costuma dizer, fechar a boca, porque não é disso que este projeto se trata. Uma das pedras basilares do +Que Nutrição é fomentar uma boa relação das pessoas com a comida. É seguro dizer que pode esquecer por completo a existência das dietas restritivas e de planos alimentares, porque, se há alguém que não acredita nestes, essa pessoa é Isabel Pedroso Silva.
"Para emagrecer, só é preciso um défice calórico", lembra a nutricionista, acrescentando que "ninguém precisa de retirar certos alimentos para conseguir chegar a uma determinada forma física". A palavra de ordem é "equilíbrio", pelo que "é possível uma pessoa comer um chocolate todos os dias e alcançar os seus objetivos", explica.
Esqueça também as consultas individuais. Isto porque este projeto, dedicado a mulheres, visa criar uma comunidade, para que nenhuma tenha vergonha de "expor os seus problemas", algo que, em consultas individuais, acontece frequentemente. O intuito é que "todas se sintam seguras e nunca sozinhas", aponta a nutricionista.
Assim, na primeira masterclass, Isabel Pedroso Silva vai "aproveitar o início do novo ano para conseguir pensar já nos objetivos" das pacientes, independentemente de serem estéticos ou alimentares. "Vamos falar um bocadinho da alimentação consciente e de como é que a consciência alimentar vai permitir que elas mantenham os objetivos a longo prazo", acrescenta.
Esta primeira aula vai decorrer na próxima quinta-feira, 5 de janeiro, remotamente, pelas 21 horas (e as restantes vão sendo anunciadas na página de Instagram de Isabel Pedroso Silva). O +Que Nutrição prevê três sessões mensais, em direto – uma com um convidado especial, outra com um professor de ioga e uma sessão de mentoria com a nutricionista, que é uma consulta em grupo. Apesar de a primeira aula ser gratuita, as interessadas têm de se inscrever previamente, através do site.