Chegada a altura do verão, o que mais nos apetece é optar por receitas frescas e leves que nos permitam continuar a comer bem e de forma saudável. Apesar de o calor diminuir a vontade de cozinhar, quando se trata de sobremesas que prometem adoçar e alegrar o dia, a coisa torna-se diferente.

Magnum de amêndoa caseiro com sabor a café. Veja a receita que vai ter de fazer este verão
Magnum de amêndoa caseiro com sabor a café. Veja a receita que vai ter de fazer este verão
Ver artigo

A pensar em todos os que gostam de continuar a apostar nas sobremesas à refeição sem sair da linha, trazemos uma receita de tartes de limão e mirtilos que são fit, instagramáveis e uma verdadeira delícia (garante a autora do blogue Panelinha de Sabores).

A receita é fácil de fazer, não leva farinha, e é ainda ideal para os intolerantes ao glúten, uma vez que não contém quaisquer ingredientes com este componente. Se é fã destes dois frutos, aproveite para se deliciar com estas tartes.

Ingredientes para a base: 

— 200g de flocos de aveia (sem glúten, se necessário) ou 100g de flocos de aveia e 100g de coco ralado
— 2 claras de ovo (reservar gemas para a cobertura)
— 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (ex: mel, agave, xarope de tâmaras, xarope de ácer, stevia, eritritol, xilitol, açúcar de coco, mascavado)
— 3 colheres de sopa de azeite 

Ingredientes para a cobertura:

— 2 gemas (reservadas da base)
— 4 ovos
— raspas de um limão
— 120 a 140ml de sumo de limão (2 a 3 limões)
— 8 a 10 colheres de sopa de adoçante que prefira
— 3 a 4 folhas de gelatina
— 100ml de leite
— 250g de queijo fresco batido (0% matéria gorda)
— 150g de mirtilos

Modo de preparação: 

Comece pelo recheio e bata as gemas com os ovos, o sumo e raspas de limão e o ingrediente adoçante. Leve ao lume em banho maria, mexendo com frequência até estar cremoso (idêntico a leite de creme) cerca de oito a dez minutos. Retire de imediato debaixo da água e mexa suavemente mais um minuto.

De seguida, hidrate as folhas de gelatina em água abundante por três minutos, aqueça o leite no micro-ondas, sem deixar ferver, escorra as folhas e insira no leite quente para que se desfaçam de imediato. Mexa novamente. Depois, adicione a gelatina dissolvida ao preparado anterior de limão e deixei arrefecer enquanto prepara a base.

Para a base, pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro pequeno com papel vegetal com as pontas para fora para poder puxar no momento de desenformar. Triture os flocos de aveia em farinha no processador de alimentos e adicione os restantes ingredientes. Volte a triturar até formar uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar. Passe a mistura para o tabuleiro e pressione no fundo até estar completamente compactado. Por fim, leve ao forno por oito minutos.

Para a montagem, com o creme de limão já arrefecido, adicione queijo fresco batido e envolva suavemente, sem bater. De seguida, verta por cima da base, decore com 100g de mirtilos e leve ao frigorifico durante cinco horas. Desenforme puxando as pontas do papel vegetal, corte em 12 retângulos e sirva decorado com o resto dos mirtilos.

Esta receita é do blogue "Panelinha de Sabores". 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.