Alguma vez pensou em comprar um iogurte que não precisa de estar no frio antes de ser consumido? Parece estranho, uma vez que todo o tipo de iogurtes que conhecíamos até agora precisavam de estar no frigorífico para não azedar, quer sejam os de comer à colher quer sejam os de beber. Mas a verdade é que já existe no mercado um produto diferenciado que não precisa, de todo, de estar no frio — e é de uma marca portuguesa.
Fundada em 2022 com o nome de Yogoody, esta marca nacional pretende transformar a maneira como a população consome os seus iogurtes, tendo como missão oferecer produtos nutritivos e saudáveis que facilitem a vida de qualquer pessoa. Sem necessitarem de refrigeração e com 12 meses de validade para serem consumidos, um dos grandes objetivos da Yogoody é contribuir “para a redução do desperdício alimentar”, tornando-se, assim, o futuro do iogurte.
Mas, afinal, porque é que estes iogurtes não precisam de estar no frio? A resposta é fácil: porque, no início, não são iogurtes. O que a Yogoody fez foi criar saquetas em pó que, misturadas com 200ml de água fria, ficam com a consistência de um iogurte. Enriquecidos com probióticos, fibras prebióticas, ingredientes fermentados, fibra de aveia e pedaços de fruta, isto só é possível através do processo de liofilização, que congela estes pedaços de fruta e depois os coloca numa atmosfera de vácuo, passando do estado sólido da água diretamente para o estado gasoso.
Ou seja, a fruta acaba por ficar desidratada, e é por isso que não precisa de ir ao frigorífico. Além disso, um pacote de iogurte em pó reúne apenas 0,6 gramas de gordura, tendo também 18 gramas de carboidratos, dos quais 15,7 gramas são açúcares, 5,3 gramas de proteína e 3,2 gramas de fibra.
Assim, com o lema "A Taste That Shakes the World" (“Um Sabor que Abana o Mundo” em português), a Yogoody tem como princípios desmistificar as opiniões quanto às formulações em pó, incentivar os consumidores a mudar os seus hábitos e destacar os benefícios funcionais deste tipo de produto, criando sabores que agradam a toda a gente: manga, morango, frutos vermelhos e baunilha. Além disso, para quem quiser experimentar, a marca também tem à disposição um pacote com todos os sabores, para que a experiência fique completa.
Os produtos da marca (que também incluem uma garrafa shake por 10€) estão à venda em supermercados como Auchan, Continente e ALDI. Cada pacote contém sete saquetas em pó de iogurte e custa 17,50€, sendo que a embalagem com todos os sabores contém duas saquetas de cada mais a garrafa e custa 29,99€.