Laura Kukulovski nunca tinha tido problemas com o próprio peso até ser mãe pela terceira vez. Já tinha tido Jai, agora com 12 anos, e Taylor, com 10, mas foi quando Hudson, hoje com 2, nasceu que a australiana decidiu mudar os hábitos alimentares e de exercício físico.
Bebia dois litros de Coca-Cola por dia, comia muitas vezes take-away e, quando cozinhava, metia muito queijo ou sal. "Tinha dificuldades em andar, em mexer-me. Sentia-me inchada, cheia e pesada a todo o momento, o que me deixava com preguiça e desmotivada", admitiu, em entrevista ao site "7News".
Chegou a pesar 94 quilos aos 30 anos, depois do terceiro bebé. E foi ao ver uma fotografia sua numa discoteca que lhe caiu a ficha. Ficou "devastada" ao ver como estava e foi tentando fazer dietas (como jejuns e dieta cetogénica), mas nada resultava. "Percebo que tinha acabado de ter um bebé, mas, três meses depois, não havia mudanças no peso — na verdade, só aumentava", afirmou.
"Muita da comida irritava o meu estômago. Não fazia ideia de como perderia peso. Sentia que tinha gordura pendurada em todo o lado e que não havia nada que pudesse fazer quanto a isso. Honestamente, achei que nunca mais ia ser magra", desabafou a auxiliar de dentista.
Costumava acompanhar o projeto The Healthy Mummy, no Facebook, que consistia num programa de fitness e bem-estar focado em mães que queriam perder o peso que haviam acumulado com a gravidez. "Era uma comunidade gigante de mulheres a apoiarem-se umas às outras", descreve. Inicialmente, ficava só a ver — até que, um dia, aderiu.
Começou por mudar a dieta e seguir as receitas que lá aconselhavam. Só começou com o exercício físico mais tarde, para não se sentir assoberbada. "Fi-lo bastante devagar", reconhece. Aprendeu as porções corretas da comida e a equilibrar os ingredientes, privilegiando o facto de não ficar com fome. "Não há restrições. Podes comer chocolate, pão e massas", assegura.
Foi trocando alguns ingredientes e recorreu à prática de pilates e de exercício físico durante meia hora por dia. E foi aí que começou a perder peso. Em seis meses, foram-se embora 24 quilos. Em setembro de 2022 atingiu o objetivo inicial — chegar aos 60 quilos — e em fevereiro deste ano pesava 55.
Com quase 40 quilos a menos desde o início do processo, reforça que não impõe restrições e continua a consumir o que quer, inclusive Coca-Cola, apenas não com tanta frequência. "Sinto-me melhor comigo mesma e mais confiante. Tenho bem mais energia e consigo fazer coisas que antes não conseguia", refere.