Fevereiro é o novo janeiro. E não dizemos isto por acharmos que o mês vai passar devagar (porque não está a acontecer) mas sim porque é aquele mês onde podemos recomeçar. Não foi possível começar a dieta em janeiro? Começa-se em fevereiro. Aquele livro que era suposto ler ainda está na estante? É hora de pegar nele. O exercício físico que se prometeu enquanto se comia as passas no ano novo ainda não foi feito? Está na hora de começar.

Jonas Brothers vêm (finalmente) a Portugal. Saiba quando e onde atuam os populares irmãos
Jonas Brothers vêm (finalmente) a Portugal. Saiba quando e onde atuam os populares irmãos
Ver artigo

E não, não é preciso ser aquele tipo de treino onde se dá "forte e feio". Pode-se sempre começar pelos mais simples, mesmo para entrar numa rotina mais saudável (pelo menos para quem o quiser fazer) e aprender realmente como dever ser feito. A saúde e o exercício físico são dois dos pilares mais importantes para uma rotina saudável, e nada melhor do que acompanhar quem faz disto profissão para atingir os resultados esperados.

Existem mesmo influenciadoras especializadas em desporto com canais no Youtube que nos incentivam a voltar à rotina no conforto da nossa casa, e todos os treinos têm intensidades diferentes. Quer seja para treinar pernas, braços ou glúteos, existe toda uma diversidade de vídeos que pode ver sem sequer sair da sua sala de estar. Por agora, basta começar pelos treinos para iniciantes (que já são bem difíceis para quem não tem o hábito do exercício físico). Esta é uma maneira simples de voltar a este hábito antigo ou começá-lo pela primeira vez, entrando gradualmente na rotina.

1. 20 minutos chegam para o corpo todo

Este treino da cabeça aos pés tem a duração de 20 minutos e conta com seis pausas de 30 segundos cada, mas é sempre possível parar o vídeo quando for preciso. Pamela Reif conta já com 9,7 milhões de subscritores e começou o seu percurso nas redes sociais com vídeos de treinos em casa no seu canal de Youtube, onde pode encontrar exercícios para todos os gostos, desde mais intensivos até danças com as músicas mais conhecidas a nível mundial.

2. Abdominais sem a ajuda de equipamentos

Este vídeo serve essencialmente para aqueles que querem treinar os abdominais mas não têm experiência. Caroline Girvan, em 30 minutos e sem equipamento, ajuda a tonificar e ativar esta parte do corpo com vários exercícios, descansado durante 15 segundos em algumas partes. A influenciadora, que conta com 2,57 milhões de subscritores, é personal trainer certificada, instrutora de nutrição e especializada em exercício físico para grávidas, pré e pós natalidade.

3. Queimar gordura fácil? Queremos

Carol Borba é uma youtuber de fitness brasileira que começou a ficar mais conhecida durante a pandemia, altura em que mesmo que alguém quisesse fazer exercício físico tinha de o fazer fechado em casa. Com mais de seis milhões de subscritores no Youtube e 2,5 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora ajuda todos aqueles que querem fazer do exercício físico um hobbie (ou um assunto sério) possível, com vários vídeos de treinos para todo o tipo de pessoas. Neste vídeo, Carol Borba demonstra como é que um iniciante consegue queimar gordura fácil em 12 minutos.

4. Perfeito para os dias em que é preciso ter calma

Sim, é um vídeo de 30 minutos, mas são os 30 minutos mais preciosos do dia. Neste vídeo, Pamela Reif ajuda na realização de alguns exercícios de alongamentos, pelo que é o vídeo perfeito para aqueles dias em que não se quer andar de uma lado para o outro a saltar ou a fazer agachamentos. Basta utilizar um tapete de ioga (ou outra coisa qualquer que sirva para o mesmo efeito) e seguir os passos da criadora de conteúdos, desfrutando do exercício (e, parecendo que não, das dores no final).

5. Agora é passar de 20 para 3o minutos de corpo inteiro

Neste vídeo, Caroline Girvan eleva um pouco a escala de Pamela Reif e sobe a fasquia: em vez de 20, porque não treinar o corpo todo, sempre na opção de iniciante, durante 30 minutos? Vão sempre existir pessoas que conseguem aguentar mais tempo e, se forem apenas mais dez minutos, que sejam. Durante esse período, vai ser preciso ter força, equilíbrio, coordenação corporal, adaptação para passar de um exercício para outro e, sobretudo, determinação para continuar.