Enquanto com o confinamento o mundo foi engordando, Adele rumou em sentido contrário. E a 5 de maio a Internet parou: no seu dia de anos, a cantora regressou ao Instagram — depois de meses sem qualquer tipo de atividade — para se mostrar irreconhecível, com menos 20 quilos. Na parte da dieta, o segredo terá sido uma dieta Sirt.
Várias celebridades elogiaram a cantora na caixa de comentários: "Quer dizer, só podes estar a gozar", escrever Chrissy Teigen. "Estás linda", escreveu Rita Wilson. Mas, claro, houve também que se manifestasse contra a perda de peso, alegando que terá sido demasiado radical.
É aí que entra Pete Geracimo, 48 anos, personal trainer de Adele ao longo de quatro anos, aquele que a acompanhou nos seus primeiros tempos da jornada de perda de peso, após 2016, quando se mudou para Los Angeles.
O especialista, que descreveu a agenda da celebridade como muito complicada, defendeu a sua antiga aluna num longo post de Instagram, dizendo que ver tanta negatividade era "desanimador", lembrando que "ninguém deve ser criticado por atingir os seus objetivos."
Ao "Insider", explicou os três pilares fundamentais para se emagrecer de forma sólida e segura.
Antes das dicas concretas, Gracimo não quis deixar de referir o mindset necessário para levar para a frente, de forma consistente, um processo de transformação. Neste ponto, curiosamente, refere de imediato o facto de ser crucial não apressar o processo. "O meu conselho principal para quem quer fazer mudanças saudáveis é o comprometimento total com todo o processo e, por cima disso, muita paciência", disse à revista. "Os resultados rápidos tendem a ser fugazes. Lentos e graduais tendem a durar mais tempo."
Em simultâneo, o PT simplifica as mudanças de visual como a de Adele e diz que "não são realmente tão complicadas". O que é preciso é "acreditar que se consegue fazê-lo", mantendo "consistência nas acções e disciplina na rotina."
Sobre as três regras de ouro, não são grande surpresa:
- Um plano alimentar equilibrado e inclusivo;
- Exercício físico regular, que aumente a frequência cardíaca e nos faça ir para fora da zona de conforto;
- Um sono adequado, que permita ao corpo recuperar e descansar, assim como a mente.
Segundo o PT, ser saudável é fácil
Para Peter Gracimo, comer bem e treinar não tem de ser uma dor de cabeça. Estas acções de selfcare devem, aliás, representar o contrário. "Em última análise, o exercício deve melhorar e complementar a nossas vidas diárias, facilitando tarefas do dia-a-dia."
Mas há que adaptar. "Acredito que a selecção de exercícios deve adaptar-se a cada pessoa e não o contrário. Não faz sentido forçar alguém a fazer alguma coisa se isso não trouxer alegria — isso é tortura."
No treino, diz Graciamo, deve haver uma componente divertida, capaz de motivar, dar alento, trazer alegria. "Promovo treinos e planos de nutrição realistas."
"Não defendo atalhos ou correcções rápidas, estou no ramo dos resultados duradouros." Na parte da comida, não recomenda suplementos, comprimidos, "pós ou poções": "Prefiro comida de verdade e um estilo de vida saudável e variado. É mais fácil do que se pensa."