Os cães têm um apurado sentido protetor e cuidador – e prova disso é esta cadela chamada Kela. Depois de dar a luz, a patuda começou a tratar de um gato abandonado que foram entregar ao seu abrigo de animais como se de um seu filho se tratasse. E foi a própria cadela que insistiu em fazê-lo, segundo a "People".

Kela, que estava aos cuidados de um outro abrigo, foi parar ao Jackson County Animal Shelter, em Michigan, Estados Unidos, já que dispunham de melhores instalações e equipamentos para que pudesse ter as suas crias. Inicialmente, estava desconfiada e não queria estar enjaulada, pelo que as colaboradoras permitiram que ficasse na parte dos escritórios, onde o parto decorreu.

Alguns dias depois de ter dado à luz dez bebés, parece que o destino tinha mais um reservado para si. Isto porque, a 31 de março, foram entregar ao abrigo um pequeno gato, que andava a vaguear pela rua. E foi quando as veterinárias o levaram para os escritórios, onde iriam examiná-lo, que Kela notou alguém novo tinha chegado.

"Enquanto esperava que o biberão aquecesse, o gato estava a chorar dentro da sua caixa. A Kela ouviu-o e estava a arranhar a porta" para entrar na divisão em que ele se encontrava, explica a diretora do abrigo, Lydia Sattler, citada pela "People". Sem perceberem a razão da euforia da cadela, abriram a porta – e esta foi, de imediato, ao encontro do gato.

Durante alguns minutos, "não aceitava um 'não' como resposta" e recusou-se a voltar para perto dos filhos sem que o gato também fosse consigo. Uma vez que os recém-nascidos necessitavam de ser alimentados pela mãe, as veterinárias decidiram colocar o gatinho ao pé dos filhos de Kela, para que esta se acalmasse. E, assim que o fizeram, a cadela começou a limpá-lo de forma bastante maternal.

Desde que se juntou à ninhada, mesmo sendo de uma espécie diferente (e, muitas vezes, rival), o gatinho está melhor que nunca. "Ele está tão contente por ser limpo, aquecido e aconchegado. Não o ouvimos a chorar desde então", continua Lydia Sattler, acrescentando que os filhos de Kela também não se queixaram deste novo membro da matilha.

Cadela adotada foge de casa e anda 16 quilómetros até ao seu antigo abrigo. "Ela estava muito feliz e nós também"
Cadela adotada foge de casa e anda 16 quilómetros até ao seu antigo abrigo. "Ela estava muito feliz e nós também"
Ver artigo

"Eles ainda não abriram os olhos, então deverão ficar surpreendidos quando virem que ele é um pouco diferente. Pergunto-me se vão notar", questiona-se a diretora do abrigo. Esta quinta-feira, 6 de abril, o Jackson County Animal Shelter revelou que Kela e a sua ninhada já encontraram um lar. "Após recusar algumas ofertas fantásticas, a Kela, os cachorros e o gatinho estão a instalar-se no seu pequeno paraíso", pode ler-se.