.Seja pela conotação do azar ou por serem considerados menos bonitos que os outros, os animais pretos são os menos adotados em todo o Mundo. Na tentativa de contrariar esta estatística, a União Zoófila e a MAPFRE Seguros uniram-se para criar uma campanha.
Com "Azar É Não Ter Seguro", ofereceram, durante outubro e novembro, um ano de seguro de responsabilidade civil e saúde animal a quem adotasse animais pretos na União Zoófila. Foram 12 os cães e gatos a conseguir uma casa através desta campanha. Devido ao sucesso que teve e à missão em causa, a parceria vai continuar em 2023.
Juntos, os dois projetos desenvolveram um calendário solidário para o ano que vem onde as estrelas, de janeiro a dezembro, são animais pretos. Macaco, Boo, Sunday, Beldroegas, Black Pi, Minestrone, Latika, Áries, Bob, Oliveira, Jazz e Lavínia estão distribuídos por cada mês.
O calendário custa 10€ e toda a receita das respetivas vendas vai reverter a favor da associação e, portanto, dos animais por ela acolhidos. Pode ser adquirido no abrigo da União Zoófila todos os dias entre as 14 e as 17 horas ou online, através do e-mail somosporeles@gmail.com.
Encomendando o calendário, acresce o valor dos portes de envio. Depois de indicar a morada e o comprovativo de pagamento, é só aguardar que lhe batam à porta. Para apoiar esta causa, pode comprar para si ou até oferecer a alguém, aproveitando o Natal, época em que tantos animais são adotados como prenda e depois abandonados.
Para mudar a sorte destes patudos basta comprar o calendário, fazer uma doação ou até adotar um dos bichos, se reunidas as devidas condições para tal e se o assunto for ponderado. O número médio de adoções da União Zoófila é de cerca de 20 animais por mês.